terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um clip que ajudou a encontrar crianças desaparecidas



Antes de dirigir o excelente A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA, Tony Kaye havia estado por trás deste chocante vídeo do Soul Asylum. Tratando do drama das crianças desaparecidas nos EUA, o clipe tem uma forte preocupação social geralmente ausente em produções do tipo. Eu gosto de várias coisas nesse clipe, a começar pelas imagens das crianças desaparecidas seguidas de seus nomes e data de sumiço assim que começa o refrão – a sincronia da edição é perfeita, e dá uma profundidade muito maior às imagens.
Mesmo utilizando o manjado recurso da banda cantando num quarto, o uso de distorção e sobreposição de imagens dá o tom de pesadelo, o que acompanha as pequenas narrativas que explicam algumas razões (bem barra-pesadas) das fugas/desaparecimentos daquelas crianças.
Outro símbolo forte é a imagem de crianças correndo em câmera lenta (que remete ao título da música) ao fugir de casa, contrastando com a cena final arrasadora da mãe correndo para tentar recuperar o filho. E terminar com a imagem do bebê desaparecido é pra deixar qualquer um desolado.
Se interessa a alguém, várias das crianças e adolescentes foram encontrados graças ao vídeo. Alguns não gostaram de ser achados, já que voltaram para lares problemáticos. E um deles não retornou: já estava enterrado no quintal, assassinado pela própria mãe.
Aqui tem a versão britânica do clipe, com crianças desaparecidas no Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário