domingo, 26 de setembro de 2010

caverna do dragão



A grande dúvida de todo fã do desenho “Caverna do Dragão” é saber realmente o que aconteceu com o grupo. Eles já estavam mortos? O Mestre dos Magos era uma entidade Maligna? A Uni só estava no grupo para evitar que eles encontrassem a salvação? O que o Mestre dos Magos quis dizer com “Um dia o Vingador já teve um bom coração”? O Dragão de cinco cabeças Tiamat era a representação de Deus?
O desenho foi exibido entre os anos de 1983 e 1986 nos EUA e teve três temporadas e 27 episódios. No Brasil a saga é figurinha repetida de diversos programas infantis, teve muita força no início dos anos 90 no Programa da Xuxa.
Sempre esperei por uma nova versão, ficava imaginando como seria o grupo depois de dez anos. Eles estariam um pouco deprimidos depois de tanto tempo no Reino e as alterações físicas seriam evidentes.  Tinha esse sonho, não tenho mais. Lembra o que fizeram com a nova versão do He-Man? Melhor deixar como está.


No total o grupo é formado por seis indivíduos e um filhote de Unicórnio. Cada um possui uma personalidade bem marcante e uma arma específica que lhes foi dado pelo Mestre dos Magos.
  • Henry Grayson (Hank) – É o líder do grupo e aparenta ser o mais velho e maduro. Sua arma é um arco mágico capaz de criar rajadas energéticas que podem ser manipuladas de diversas formas.
  • Albert Sidney (Presto) – O típico Nerd. Apesar de possuir uma das armas mais poderosas, ainda não aprendeu a utilizá-la da maneira correta.
  • Diana Cury – A mais esquentada e destemida do grupo. No mundo real já dominava habilidades acrobáticas e para ampliar a sua agilidade recebeu um bastão flexível, com as mesmas propriedades elásticas que as flechas de Hank.
  • Sheila O’Brien – Irmã mais velha de Bob e por esse motivo está sempre o protegendo. Sua arma corresponde a sua timidez, um capuz capaz de lhe dar invisibilidade.
  • Eric Montgomery – Aparentemente possui  a mesma idade que Hank, na verdade ele representa o imaturo e o egoísta do grupo. Sua arma é um poderoso escudo capaz de repelir ataques mágicos e físicos.
  • Robert O’Brien (Bobby) – O mais jovem e irmão caçula de Sheila, apesar da pouca idade causa menos problemas que Eric. Sua arma é um poderoso tacape, capaz de destruir grandes estruturas e produzir abalos sísmicos.
  • Uni – Um filhote de Unicórnio que foi adotado pelo grupo, especificamente por Bobby. Por ser jovem não domina os seus poderes mágicos.

O grupo é bem diversificado, mas os personagens coadjuvantes também chamam a atenção. Alguém lembra quando mudaram o ator que dublava o Vingador e colocaram uma voz bem sinistra?
  • Mestre dos Magos - A figura mais enigmática do desenho, em alguns momentos parece querer ajudar e em outros só usar o grupo para resolver problemas do Reino. Seu nome é desconhecido, sendo apenas citado como o Mestre dos Magos, uma espécie de Guia.
  • Vingador- Um feiticeiro extremamente poderoso e temido por todas as criaturas do Reino e obcecado pelas Armas do Poder. Tão misterioso quando o Mestre dos Magos, tudo sugere que em algum momento do passado já foi uma boa pessoa.
  • Tiamat – Um Dragão super poderoso, nem mesmo o Vingador é páreo para ele. Infelizmente não apareceu tanto na série.
  • Demônio das Sombras – Uma espécie de espião do Vingador. Nunca foi divulgado a sua origem e o por que  tanta devoção ao feiticeiro.

Na verdade existem muitas perguntas e uma possível resposta. O roteirista do desenho Michael Reaves publicou no seu site, no dia 03 de outubro de 2003, o que seria o último episódio e que foi batizado de “Requiem“.
Resumo: “O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.” (Fonte: Site Wikipedia)
Bom, a quem acredita e aceita como o final mais como não foi produzido não conta. Por não existir essa prova visual, as especulações nunca vão parar. Na verdade se aceitarmos esse roteiro, fica claro que o Mestre dos Magos foi um louco de arrancar seis crianças do seu mundo só para salvar o inútil do seu filho.
A série todo é muito boa e com grandes momentos, mas o episódio que considero o melhor é “O Cemitério dos Dragões”. O Dragão Tiamat ajudando, Vingador sem a vantagem de poder e o grupo com a oportunidade de acabar finalmente com o maior de seus problemas. Incrível.
Se você ficou perdido entre tantas reprises da Globo, da uma olhada no guia de episódio e confirma se não perdeu nenhum.
PRIMEIRA TEMPORADA – 1983
01 – A Noite sem Amanhã (The Night of No Tomorrow),
02 – O Olho do Observador (Eye of the Beholder)
03- O Salão dos Ossos (The Hall of Bones)
04 – O Vale dos Unicórnios (Valley of the Unicorns)
05 – Em Busca do Mestre dos Magos (In Search of the Dungeon Master)
06 – A Bela e a Fera do Pântano (Beauty and the Bogbeast)
07 – A Prisão sem Muros (Prison Without Walls)
08 – O Servo do Mal (Servant of Evil)
09 – A Procura do Esqueleto Guerreiro (Quest of the Skeleton Warrior)
10 – O Jardim de Zinn (The Garden of Zinn)
11 – A Caixa (The Box)
12 – As Crianças Perdidas (The Lost Children)
13 – As Mágicas Desastrosas de Presto (P-R-E-S-T-O Spells Disaster)
SEGUNDA TEMPORADA – 1984
14 – O Sonho (The Girl Who Dreamed Tomorrow)
15 – O Tesouro de Tardos (The Treasure of Tardos)
16 – A Cidade à Margem da Meia-Noite (City at the Edge of Midnight)
17 – O Traidor (The Traitor)
18 – O Dia do Mestre dos Magos (Day of the Dungeon Master)
19 – A Última Ilusão (The Last Illusion)
20 – O Cemitério dos Dragões (The Dragon’s Graveyard)
21 – O Filho do Astrólogo (Child of the Stargazer)
TERCEIRA TEMPORADA – 1985
22 – O Portal do Amanhecer (The Dungeon at the Heart of Dawn)
23 – A Odisséia do 12º Talismã (Odyssey of the Twelfth Talisman)
24 – A Cidadela da Sombra (Citadel of Shadow)
25 – Apagando-se o Tempo (The Time Lost)
26 – A Caverna das Fadas Dragões (Cave of the Fairie Dragons)
27 – A Névoa da Escuridão (The Winds of Darkness)
(Fonte: Wikipédia – Guia de episódios e descrição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário