quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os caranguejos gigantes

Os caranguejos de coco (Birgus latro) são os maiores animais terrestres com exoesqueletos e podem crescer até 3 pés de comprimento (90 cm) e pesar até 9 quilos. Eles vivem até 30 anos.
Eles sobem coqueiros, chacoalham os frutos, então usam suas garras para rasgar as cascas. Quando eles são jovens usam as conchas de outros animais como caranguejos, mas como adultos são grandes demais para caber na casca de algum outro animal.
Hoje ele habita as regiões costeiras de muitas florestas das ilhas Indo-Pacífico. Geralmente de hábitos noturnos, eles permanecem escondidos durante o dia e surgem apenas em algumas noites É também chamado de caranguejo ladrão, porque alguns caranguejos de coco são acusados de roubar itens brilhantes, como panelas e talheres.
Eles roubam vasos de humanos e os usa como uma armadura. Às vezes eles até mesmo usam cascas de coco como conchas. Eles também comem caranguejos menores e são conhecidos por comer ratos.
O caranguejo de coco também possui uma gama de nomes locais, como unga, por exemplo, ou kaveu nas Ilhas Cook, e ayuyu nas Marianas, onde é por vezes associado a taotaomo'na por causa da crença tradicional de que os espíritos ancestrais pode retornar na forma de animais, tais como ayuyu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário