Essa é para você, viciado numa caipirinha, que não consegue ir para uma boate, comemoração, barzinho, etc, sem pedir aquela caipirinha caprichada. Só de pensar já ficou com água na boca não é verdade?
É verdade. Para com isso por favor…
Parar? Lógico que não. Estou para aqui para piorar as coisas e no final do post, você já estará se arrumando para cair no próximo boteco ou então para ir ao supermercado fazer sua própria caipirinha.
Entendi… Mas caipirinha é só comprar uns limões, açúcar, uma cachaça que tá valendo.
É nisso que você se engana, e é por isso que eu estou aqui. A caipirinha de limão é muito boa, muito apreciada e adorada por todos, mas é um ledo engano pensar que só existe caipirinha de limão.
Sério? Legal hein. Continua falando que estou me empolgando aqui…
Eu falei que ia esquentar
Eu dividirei em duas partes essas dicas: uma para caipirinhas feitas com bebidas diferentes da tradicional, ou seja, cachaça. A outra será com cachaça, mas com outras frutas e sabores sem ser o limão. Então vamos lá:
Caipirinha, caipiroska, caipivinho e afins
Algumas bebidas para você brincar um pouco com sua caipirinha:
- Caipiroska
- Caipirão (não é feita com pirão, relaxe)
- Caipiríssima
- Caipivinho
- Caipirinha com Saquê
- Caipirinha com Tequila
Alguns você até já ouviu falar, mas tem outros nessa lista que só mesmo os cachaceiros de plantão estão ligados e apreciam. Agora vou comentar sobre cada um e mostrar como fazer.
Caipiroska
Essa boa parte das pessoas já conhecem. É também chamada de caipivodka. Essa marca “Caipiroska” foi registrada pela famosa marca de vodka, a Smirnoff. A bebida consiste em trocar a cachaça pela vodka, detalhe que faz muita gente deixar de lado a caipirinha pela caipiroska, já a vodka é mais saborosa que uma cachaça. Isso, logicamente, se não for as cachaças mineiras, que são deliciosas.
Modo de Preparo:
- Corte o limão em pedaços, de preferência descascando-os;
- Adicione o açúcar ou adoçante (vai do gosto do cliente);
- Pegue um socador de madeira (não vá contratar um boxeador, por favor), e esprema o limão junto com o açúcar/adoçante;
- Há quem prefira colocar gelos depois de socar. Eu não acho tão necessário, prefiro colocar no final;
- Adicione Vodka a seu gosto e situação alcoólica
- Dê uma leve misturada;
- Mate.
Caipirão
O caipirão é uma variação da caipirinha típica de Portugal. Ao invés da cachaça, é colocado no lugar o licor beirão, que é um licor típico de Portugal. O licor é preparado com diversas plantas (entre as quais o eucalipto, a canela, o alecrim e a alfazema) e sementes aromáticas, que são submetidas a um processo de dupla destilação.
Modo de Preparo
Idêntico ao da Caipiroska, trocando somente a vodka pelo licor beirão.
Caipiríssima
Assim como o Caipirão, a Caipiríssima eh uma variação da caipirinha, mas a diferença é a troca da cachaça pelo Rum Bacardi. O termo “Caipiríssima” foi registrado pela Bacardi.
Modo de Preparo
É praticamente igual ao preparo das anteriores. Uma diferença e melhoria seriam cortar o limão em oito partes e colocar a caipiríssima com gelo dentro de uma coqueteleira.
Caipivinho
Essa era nova pra mim, nunca tinha bebido um caipivinho, mas já imaginava que fosse ser bom, pelo gosto agradável do vinho. Mas lógico que varia, E MUITO, dependendo da marca do vinho. Caipivinho nada mais é que uma caipirinha feita com vinho. O preparo é idêntico as anteriores. Vale experimentar.
Caipirinha com Saquê
Bem interessante essa mistura. Uma bebida, digamos exóticas. Para quem não sabe, o saquê é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação artificial do arroz.
Para prepara a sua caipirinha de saquê, tenha em mãos 60ml de saquê, 1/2 xícara de chá de gomos de tangerina, 1 colher de sopa de maracujá e o restante vocês já sabem.
Modo de Preparo
- Coloque a tangerina e o açúcar num copo, de preferência old fashioned e aperte com o socador.
- Abra a fruta ao meio e retire uma colher do maracujá.
- Despeje a colher de maracujá no copo e junte o saquê.
- Complete com cubos de gelo e misture.
- Mate.
Caipirinha com Tequila
Vai me dizer que não te deu uma vontade absurda de experimentar essa mistura não é? To aqui me segurando para não fazer uma. A tequila é muito famosa pelas derrotas causadas pela própria, onde caboclos e sujeitas bebem, achando delicioso, mas esquecendo que tudo que estão bebendo, quando bater no sangue, já era, coma alcoólico.
Mas mesmo assim não deixa de ser uma maravilha.
Modo de Preparo
É bem semelhante as anteriores, só mudando a bebida para tequila e o limão cortado em rodelas, ao invés de ser cortado em cubos ou triângulos.
Caipfrutas? Não, não, Isso já é outra coisa… Não confunda.
Bom, depois das bebidas diferenciadas, exóticas, chegou a hora de usar a cachaça mesmo ou a bebida que vocês, ou o bolso de vocês, acharem melhor. Mas os ingredientes que serão diferentes. Mostrarei aqui alguns sabores diferentes dos normais e mostrar o preparo para vocês. Lá vai:
- Morango
- Maracujá
- Coco
- Lima
- Banana
- Groselha
- Uva
- Goiaba
- Kiwi
- Abacaxi
- Caipirinha Chique
- Caipirinha Cítrica
Morango
Fruta clássica e muitas vezes presente nas mas diversas bebidas e bares, não somente no Hortifruti e nas feiras. Fruta doce e deliciosa, portanto, nada de exagerar no açúcar/adoçante okay? Utilizem +ou- 5 ou 6 morangos.
Modo de Preparo
- Lave e corte os morangos em pedaços grandes.
- Coloque num copo largo e fundo, ou num pilão, e acrescente um pouco de açúcar/adoçante.
- Soque de leve, liberando um pouco de suco, mas não arrebentando a fruta.
- Coloque a bebida, coloque açúcar/adoçante e complete o copo com gelo.
Maracujá
Essa também é uma opção que vale a pena experimentar. O maracujá é famoso pelo seu suco, que para mim é um dos melhores, e pelo seu mousse de maracujá, tão apreciado e vangloriado pela grande maioria da população terrestre. Mas vamos parar de falar em doces, pois é glicose e a nossa meta é o contrário e ficarmos “de boa”.
Modo de Preparo
Vale o lembrete para deixar as sementes e a polpa no fundo do copo, pois mastiga-los é interessante e divertido. De resto é praticamente o mesmo, esmagar o maracujá com o açúcar ou adoçante no fundo, colocar o gelo e a cachaça, ou uma das bebidas citadas no artigo e mexer com um canudo.
Coco
Bebidas feitas com coco ou a própria água de coco são as minhas favoritas. E a caipirinha não poderia ficar de fora dessa. Mas não fiquem pensando que é feita com coco normal ou água de coco. É feita com leite de coco e creme de leite. Sim, isso mesmo, creme de leite. Aproximadamente 50ml de cada um, dependendo do tamanho da sua vontade de beber
Modo de Preparo
Pegue o leite de coco e misture com o creme de leite. Logo depois misture com o açúcar/adoçante. Feito isso, é só misturar a cachaça e gelo e matar.
Lima
Essa é mais típica de Portugal, as isso não impede em nada que nós façamos também. E se tivéssemos impedimento, faríamos da mesma forma, só de pirraça.
Modo de Preparo
Igual as outras formas, utilizando meia lima e açúcar amarelo. Socar a lima com o açúcar/adoçante e depois adicionar gelo e a bebida de sua preferência. Depois você já sabe.
Banana
Fique tranquilo. Eu fiquei assim também quando ouvi pela primeira vez. Nunca imaginaria uma “caipirinha de banana”. Mas não é ruim não, dá pra encarar, ainda mais se o caboclo já estiver num grau, estar mais feliz, etc. E o mais interessante é que leva junto o limão. Limão com banana? Sei não hein… Mas relaxem, encare, vale a pena. Só precisa de metade de uma banana e um suco de limão à gosto.
Modo de Preparo
É preparado de forma diferente e mais fácil. A única coisa mais chata é a utilização de um liquidificador. Coloca os ingredientes no liquidificador até triturar todo o gelo. Depois sirva e deguste.
Groselha
Essa eu já imaginava. Groselha cai bem em misturas alcoólicas. O único problema é que enjôo caso o consumo seja excessivo, e estamos falando com beberrões, ou seja, vão acabar enjoando. Mas relaxem, experimente outros sabores citados que não enjoa
Modo de Preparo
Assim como a de banana, leva também limão. Mas até que groselha com limão é mais simpático e imaginável que com banana, mas tá valendo. Pegue um limão maduro e groselha líquida. Soque o limão junto com o açúcar/adoçante. Depois acrescente a vodka e aos poucos, misturando nos intervalos, a groselha. No final sacuda com uma coqueteleira e depois acabe com a caipirinha.
Uva
Bebidas com uva são deliciosas também. Podemos ver o vinho como exemplo. Mas claro isso depende do vinho. Nessa variação de caipirinha podemos colocar em torno de 20 uvas, depende do gosto do bebedor.
Modo de Preparo
Também é preparada do modo tradicional. Amassar as uvas com açúcar/adoçante e adicionar a bebida e gelo.
Goiaba
Eu não sou muito fã de goiaba, mas como é bebida alcoólica, a gente acaba mudando de idéia. Essa caipirinha é um pouco diferente, pois não leva a fruta em si, mas sim o suco. Também é levado leite condensado. Fica parecendo meio que uma batida, mas só parecido. E como já leva leite condensado, é não é necessário o uso de açúcar/adoçante.
Modo de Preparo
É só misturar o suco com o leite condensado e logo após adicionar a bebida e gelo.
Kiwi
Essa mistura é bem conhecida também. Muitos aqui já devem ter tomado caipirinha de kiwi e sabem que é bom pra kct. E seu preparo é fácil.
Modo de Preparo
É como preparar as mais tradicionais, etc. Utilizar um kiwi somente já é necessário. Coloque-o no copo com açúcar/adoçante e soque. Adicione a bebida e gelo que tá prontinho.
Abacaxi
Abacaxi também é uma fruta famosa e bem utilizada em variadas bebidas. Talvez alguns já conheçam essa caipirinha. Só é um pouco mais trabalhosa, porque descascar o abacaxi é chato demais. Mas tirando isso, tá blz, porque o sabor vale a pena.
Modo de Preparo
Pegue duas fatias e as corte em cubos. Depois é como as outras. Coloque-as num copo junto com açúcar/adoçante e soque bastante para pegar bastante suco da fruta. Adicione a bebida e gelo.
Caipirinha Chique
Eu fiquei meio encucado com isso de “caipirinha chique”. É caipirinha pra marajás e afins? Se for eu tô fora. Mas relaxa que não é bem assim. A diferença é que essa caipirinha leva meio limão-taiti em fatias e sem as sementes. Pura frescura.
Modo de Preparo
O mesmo para a caipirinha tradicional.
Caipirinha Cítrica
O nome dessa caipirinha me interessou, mas também fez minha língua sentir a acidez só em ouvir falar. Essa leva alguns ingredientes como 1 colher (sopa) de cointreau, 2 gomos de lima da pérsia (peloamordedeus né. dois gomos… aff), 2 gomos de bergamota (mais uma frescura… vai ter saco assim lá longe), ¼ laranja-pêra e ¼ limão. Realmente eu não sei o que é mais fresco, colocar 2 gomos ou ¼.
Modo de Preparo
Fatie a laranja, o limão e a lima. Pegue um copo e adicione os gomos de bergamota e coloque o açúcar e soque tudo isso ae. Adicione o Cointreau e misture, depois coloque a dose de cachaça e encha como quiser com gelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário