quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Lenda da Morte de Paul McCartney









O boato da morte de Paul McCartney foi iniciado em 1969 por um jornal universitário em Michigan, nos Estados Unidos. O boato durou aproximadamente três meses daquele ano e a aparição de Paul, que passara um período de férias escondido na Escócia, teria terminado com o assunto. Porém caçar supostas dicas sobre a morte tornou-se divertido entre os Beatle fãs e fanáticos, fazendo com que o assunto rendesse matérias ocasionais durante parte da década de setenta até ser finalmente esquecido.


Por algum motivo, o boato aparentemente voltou a se alastrar no final da década de noventa, com pessoas hoje, em pleno século XXI, afirmando existir provas irrefutáveis de que Paul McCartney está morto de verdade. Para uma maior compreensão sobre a historia da morte de Paul, como o boato surgiu e se alastrou, e porque os BEATLES teriam ou não colocado dicas sobre o assunto em seus discos, não hesite em pesquisar na nossa pagina Paul Está Morto? (visite a página dos BEATLES dentro da seção Bandas), que dará todos os detalhes. Porém aqui, nesta pagina, nos prenderemos apenas às dicas deixados no disco Sgt. Pepper's.


Uma vez considerando a hipóteses de Paul estar morto como uma realidade concreta, tendo Brian Epstein colocado um sósia, William Campbell, no seu lugar, e os BEATLES restantes dando dicas sobre esta noticia através de seus álbuns, músicas e filmes, resta-nos investigar que dicas são estas. Seguem em tom de fato inquestionável, as dicas que no final do verão de 1969, deixaram meio mundo adivinhando.


A primeira dica é a própria capa do disco que passou a ser interpretada como um funeral para o falecido Beatle. Reforçando a teoria, estão os detalhes na complexa arrumação da capa.


Imagem 

O arranjo de flores estaria desenhando o formato do instrumento de Paul, o baixo Hoffman modelo violino. Repare que o desenho da guitarra está disposto para a esquerda, pois Paul era canhoto. Para deixar ainda mais clara a dica, existem três cordas sobre o instrumento. Se cada corda representasse um Beatle, está faltando um.

Imagem

Na capa, vemos quatro figuras de cera dos Beatles, fase 64. Eles estão todos tristes olhando para o suposto túmulo. Ao lado, os verdadeiros Beatles estão todos segurando instrumentos metálicos. Todos menos Paul, que tem em suas mãos um corne inglês, que é um tipo de oboé feito de madeira negra. O instrumento, escolhido por sua cor, é exclusivamente para associar o músico com a morte. Na verdade, Paul escolheu o corne inglês por ser o instrumento que seu avô tocava. Acima da cabeça de Paul há uma mão aberta, como que acenando. Passou-se a associar a mão como parte de um gesto das culturas do leste, dado aos que se foram, antes de serem enterradas. Infelizmente, este gesto e seu simbolismo não existe em nenhuma cultura conhecida. Este aceno reapareceria outras duas vezes em outros discos.

Imagem

No extremo direito da capa há a boneca de pano de Shirley Temple vestida com o pullover com os dizeres Welcome the Rolling Stones. No seu colo está um carro que simbolizaria o Aston Martin de Paul McCartney, no qual ele havia se acidentado e encontrado seu destino. Há manchas no vestido da boneca que são interpretadas como sendo sangue. Outra dica seria relativa à estatueta de Shiva, Deusa hindu de quatro braços, que estaria apontando sua mão da morte para Paul. O problema com esta teoria é que a estatueta não é de Shiva mas da Deusa Lakshmi Ma, também de quatro braços, representada geralmente de roupas brancas ou vermelhas, mas sempre sobre um lótus vermelho.

Imagem

A ultima dica na capa não está bem a vista. Se você colocar um espelho no bumbo, cortando os dizeres Lonely Hearts exatamente no meio; com boa vontade, você poderá ler "One He Die". Tudo isto quer dizer que Paul está morto? Tem gente que acha que sim. Se você acha que algumas destas dicas estão esticando um pouco a boa vontade, então presta atenção para esta. Tem gente que olha para o arranjo de flores que é identificado como sendo o instrumento do baixista e consegue ler o seu nome, Paul. E já que estamos interpretando mensagens sutis, olhe para a capa novamente e no arranjo de flores vermelhos onde se lê BEATLES, veja se você não consegue dividir as letras e então ler BE AT LESO (Esteja em Leso). O que é, ou aonde fica Leso? Bem, Leso é o nome de uma ilha grega comprada pelos Beatles que, segundo a tese, teria sido engolida pelo mar. Paul estaria enterrado lá.


Todas as dicas e explicações são puramente fictícias. Paul McCartney goza de boa saúde e está com sua carreira artística ainda em atividade. Além de compor e gravar suas músicas, excursionando ocasionalmente, tendo diminuído seu tempo de estrada, uma vez que sua idade já é avançada, Paul tem se expandido para pintura e poesias, lançando livros e fazendo exposições. Mas, apesar de o boato de Paul ser todo fictício, vários dos fatos são relacionados com eventos que de fato aconteceram.

Fonte: Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário