terça-feira, 16 de novembro de 2010

Já foi brega e hoje é chic

Não faz muito tempo que usar sandálias de plástico ou borracha era algo brega. Aos olhos do público em geral, os  acanhados chinelos eram acessórios destinados a pessoas de baixo poder aquisitivo ou usadas somente em momentos de aperto como por exemplo quando existia a necessidade de tomar banho usando algum tipo de calçado ou quem sabe não tomar choque no chuveiro.
Deixadas em locais escondidos, em caixa de papelão ou mercearias de bairro, as sandálias de borracha - até então com um modelo apenas e nas cores azul e branca - ficavam a margem da moda. O cenário mudou em 1994, quando o grupo responsável pelas sandálias Havaianas, fez um reposicionamento da marca. Os chinelos de borracha cuja  propaganda tinha como rosto o humorista Chico Anísio, deu lugar a modelos de sandálias coloridas, com um preço mais elevado, algumas com um diferencial na parte inferior que ficou com um leve salto e um grande investimento em campanhas publicitárias com celebridades brasileiras. Depois do sucesso e aceitação do público, as sandálias de borracha passaram de renegadas a objeto de desejo. Outras marcas seguiram a onda e lançaram modelos novos, cores diferentes, preços variados… Uma concorrência mais acirrada foi iniciada.
Reese Witherspoon
Liv Tyler
Megan Fox
Desde então as sandálias de borracha, seguida das sandálias de plástico passaram a ser “aceitas” em ambientes como praias, restaurantes, shoppings, festas e outros locais também frequentados por pessoas consideradas da alta roda. Com todo o sucesso, as sandáias de borracha não só viraram febre no Brasil mas no mundo inteiro. Celebridades internacionais já foram flagradas usando  sandálias brasileiras, onde o ápice foi em 2003 quando uma marca ofereceu as estrelas indicadas ao Oscar modelos exclusivos com detalhes em ouro branco.
Modelo do Oscar
Os mais novos não pegaram este período obscuro das sandálias de borracha ou então nem lembram. Encaram o calçado de maneira tão natural que fica difícil imaginar não ter nenhum par no guarda-roupas. E você? Tem quantas sandálias de borracha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário