
Veja tutorial completo do artista a seguir:
Em 23 de novembro de 2005 depois de encontrar meu trabalho na internet, fui contactado para fazer a capa de um disco. As palavras exatas foram: ” Para meu disco, isto é o que eu quero, preciso de algo DARK. A gravação vai ser chamada “Day of Evil”, então algo como casas destruidas, depois da guerra, prédios em chamas, corpos no chão da cidade acho que ficará bom. Precisa ser no mínimo 30 x 30 cm e 300 dpi”. Mandou também link de pinturas minhas que ele gostou, pedindo estilo, cores e composições similares.


Processo:
Assim como várias outras pinturas minhas, eu adoro pesquisar antes de começar. Para este, sai por todo o centro de Toronto, fotografando tudo que eu pudesse utilizar. Uma das ruas que passei era interessante e detalhada o suficiente, então decidi usar ela como minha referência principal.A foto 1 mostra uma destas fotos da rua. Foto 2 mostra alguns detalhes que me inspiraram na arquitetura para usar a textura em algumas partes.

As vezes começo rascunhando coisas no papel mesmo e escaneio para o Photoshop, mas aqui eu comecei direto no Photoshop.
Primeiramente desenvolvi a perspectiva, olhando a foto de referência e criando um ponto de fuga. Deste ponto, eu criei linhas de referência para todos os prédios.


Depois eu faço uma cópia do ponto de fuga com perspectiva e coloco acima das camadas com estilo de camada “Overlay” então eu sempre posso olhar a referência sempre que precisar dela. Uma vez feita a perspectiva eu remoso a camada. nesta hora decido de onve virá a luz.
Para esta obra, eu usei as seguintes ferramentas: Default Photoshop Brushes e o Smudge Tool.
Abaixo é a caixa que mostra o efeito que se pode produzir com o padrão de pincel do Photoshop, ajuste para 10% de opacidade e o Smudge Tool para 30%. Eu uso bastante estas ferramentas aliadas a uma tablet sempre que quero usar acrílico ou óleo nas pinturas.
O método “Dab and Smudge” predomina. As vezes, quando desejo ser mais rápido, coloco texturas de minhas fotos em uma camada diferente e coloco ela em “Overlay/Multiply/Lighten/Screen/Darken”. A chave é experimentar e ver qual dá o melhor efeito.







Abaixo um detalhe da pintura, a maioria dos detalhes usualmente são invisíveis na impressão 45 x 45 cm.

Nenhum comentário:
Postar um comentário