segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tutorial: Pintura digital com Vitaly Alexius


Um tutorial de pintura digital essencial para quem gosta deste tipo de pintura. Nele vai aprender a fazer a imagem abaixo, com textos traduzidos do original feito pelo artista.
Veja tutorial completo do artista a seguir:

Em 23 de novembro de 2005 depois de encontrar meu trabalho na internet, fui contactado para fazer a capa de um disco. As palavras exatas foram: ” Para meu disco, isto é o que eu quero, preciso de algo DARK. A gravação vai ser chamada “Day of Evil”, então algo como casas destruidas, depois da guerra, prédios em chamas, corpos no chão da cidade acho que ficará bom. Precisa ser no mínimo 30 x 30 cm e 300 dpi”. Mandou também link de pinturas minhas que ele gostou, pedindo estilo, cores e composições similares.
Rapidamente criei 3 pequenos rascunhos para o cliente e dei algumas opções a ele (veja abaixo). Ele decidiu pelo segundo rascunho, então trabalhei com ele.

Processo:

Assim como várias outras pinturas minhas, eu adoro pesquisar antes de começar. Para este, sai por todo o centro de Toronto, fotografando tudo que eu pudesse utilizar. Uma das ruas que passei era interessante e detalhada o suficiente, então decidi usar ela como minha referência principal.
A foto 1 mostra uma destas fotos da rua. Foto 2 mostra alguns detalhes que me inspiraram na arquitetura para usar a textura em algumas partes.
Normalmente eu começo com um papel cinza, que faz o contrast da pintura ficar melhor, como eu crio facilmente luzes e sombras. Neste estágio da pintura é totalmente preto e branco, para captar melhor os contrastes.
As vezes começo rascunhando coisas no papel mesmo e escaneio para o Photoshop, mas aqui eu comecei direto no Photoshop.
Primeiramente desenvolvi a perspectiva, olhando a foto de referência e criando um ponto de fuga. Deste ponto, eu criei linhas de referência para todos os prédios.
Aqui estão na verdade 3 pontos de fuga para construir a perspectiva
No próximo passo, deixei a linhas e o ponto de fuga principal sozinhos, e crieu uma nova camada, no qual começo a pintar por cima do rascunho com blocos e formas usando um pincel quadrado grande.
Depois eu faço uma cópia do ponto de fuga com perspectiva e coloco acima das camadas com estilo de camada “Overlay” então eu sempre posso olhar a referência sempre que precisar dela. Uma vez feita a perspectiva eu remoso a camada. nesta hora decido de onve virá a luz.
Para esta obra, eu usei as seguintes ferramentas: Default Photoshop Brushes e o Smudge Tool.
Abaixo é a caixa que mostra o efeito que se pode produzir com o padrão de pincel do Photoshop, ajuste para 10% de opacidade e o Smudge Tool para 30%. Eu uso bastante estas ferramentas aliadas a uma tablet sempre que quero usar acrílico ou óleo nas pinturas.
O método “Dab and Smudge” predomina. As vezes, quando desejo ser mais rápido, coloco texturas de minhas fotos em uma camada diferente e coloco ela em “Overlay/Multiply/Lighten/Screen/Darken”. A chave é experimentar e ver qual dá o melhor efeito.
Então como parte do desenvolvimento da pintura: Coloco as janelas no lugar, os detalhes começam a aparecer. usando o mesmo método eu coloco em torno de 40 ou mais horas de trabalho nestas partes, até ficar satisfeito com o resultado de branco e preto da pintura. Constantemente uso zoom para criar detalhes grandes ou pequenos.
Próximo passo é colorir. Crio uma camada, ajusto ela para “color”, e começo a aplicar várias camadas de cor, experimentando, procurando a combinação perfeita no visual.
Quando eu estou satisfeito com as cores, composição e detalhes, a imagem é enviada para o cliente. Caso o cliente não esteja satisfeito com ela e sugira que acrescente alguns carros queimando na cena. Seguindo as instruções dele, removi o tanque e coloquei um ônibus e um caminhão queimando na pintura.
O .psd final ficou com 123 mb, sem camadas (para não ficar usando muitas camadas de pintura e economizar processamento eu constantemente faço um “merge” nelas) e o tamanho é 45 x 45 cm com 300 dpi.
Abaixo um detalhe da pintura, a maioria dos detalhes usualmente são invisíveis na impressão 45 x 45 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário