sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bactéria nossa de todos os dias



Tudo bem, pensar que trilhões de bactérias dos mais diversos e nojentos tipos estão se arrastando na nossa pele não é nada agradável. Contudo, assim como não podemos sobreviver sem carbono, proteção contra doenças e a habilidade de digerir completamente os alimentos, não podemos sobreviver sem bactérias. As informações são do Life's Little Mysteries.
"É um desafio pensar sobre todas as formas com as quais elas nos ajudam porque tende a ficar cada vez mais complexo", diz à reportagem Anne Maczulak, microbióloga e autora do livro "Allies and Enemies: How the World Depends on Bacteria" ("Aliados e inimigos: como o mundo depende das bactérias", em tradução livre).

Na digestão, por exemplo, elas ajudam a "quebrar" e separar os nutrientes dos alimentos, como fibras. As bactérias ainda são a fonte primária do nosso organismo para algumas vitaminas, como biotina e vitamina K.
Na pele, a "floresta" de bactérias (cerca de 200 diferentes espécies vivem nessa região do corpo de uma pessoa normal, de acordo com pesquisa da Universidade do Estado de Nova York) domina o ambiente e seus recursos, impedindo que outras bactérias consigam se estabelecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário