segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Guia de Desenhos DC.comics



Pela primeira vez no Brasil, os desenhistas e roteiristas têm acesso a um guia oficial, em língua portuguesa, de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo. Roteiros é escrito pelo consagrado roteirista Dennis O´Neil; e Desenhos, por Klaus Janson, um dos mais importantes artistas do mercado americano de comic books.
Um box com dois volumes nos quais a DC Comics "destrincha" a maneira de se fazer histórias em quadrinhos dentro de seu conceito, seguido por seus artistas e escritores. "Guia Oficial de Comics: Roteiros" e "Guia Oficial de Comics: Desenhos" são os livros essenciais para profissionais e aspirantes que desejam aprimorar seu talento. Ótima leitura também para estudiosos e aficionados por quadrinhos que queiram se inteirar dos mecanismos de produção de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo.
Roteiros foi escrito por Dennis O´Neil, ninguém menos que o responsável pela trajetória de Batman e outros personagens da DC, em muitos anos. Na introdução do livro, assinada por Stan Lee, o "pai" da Marvel Comics diz que "Denny ajudou a elevar os quadrinhos da categoria de ´coisa de criança´ e propiciou-lhes substância e inteligência", e não esconde sua decepção pelo fato de o roteirista ter trocado a Marvel pela DC nos anos 1960.
Desenhos, por Klaus Janson, não se restringe a passar para o leitor apenas teorias de anatomia, perspectiva e materiais a serem utilizados. O livro coloca o desenhista como peça fundamental para a eficiência da narrativa de uma história em quadrinhos. E ainda aponta as ferramentas necessárias para cumprir este objetivo: justaposição de quadros, composição, enquadramento, movimento e outros recursos são exaustivamente abordados por Klaus Janson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário