domingo, 27 de fevereiro de 2011

O homem mais alto do mundo

http://www.seekextreme.com/images/robert-pershing-wadlow-world-tallest-man.jpg

File:Robert Wadlow.jpg [RobertWadlow01.jpg] [Wadlow+&+DJ.jpg] Robert Pershing Wadlow, nasceu em Alton (Illinois), a 22 de Fevereiro de 1918, e faleceu a 15 de Julho de 1940, é considerado a pessoa mais alta do mundo, que já existiu no planeta Terra . A última vez que Robert foi medido, foi precisamente no dia da sua morte, e tinha a imponente altura de 2,74 mts, e pesava 200 kg.

Robert  era o mais velho de 5 irmão filhos do casal Addie e Harold Wadlow. Os seus irmão, tinham todos altura e peso normais. Ao nascer, e com 3,85 kg de peso, nada previa nenhum indício de crescimento anormal.

Até os dois anos de idade, cresceu em um ritmo anormal. Aos 5 anos de idade 1,63 mts e  48 kg. Aos oito 1,83 mts e 77 kg. Além de ser pela medicina, considerado o homem mais alto da história, Robert também ainda hoje o recorde da maior mão (32,5 cms do pulso até a ponta do dedo médio) e do maior pé (50 cms). Foi aos 12 anos de idade, que os médicos descobriram que sua glândula pituitária era hiperativa. Esta glândula é a fonte da hormona somatotropina, que estimula o crescimento corporal.

Como uma possível cirurgia além de ser considerada perigosa, e não garantia á partida a resolução do problema, os seus pais optaram então por deixar a natureza seguir seu percurso normal. Tirando as normais dificuldades associadas ao crescimento anormal, Robert era um homem muito saudável.

Mas foi o aparecimento de má circulação nas suas pernas, que ditou uma infecção que viria a ser fatal. Robert faleceu enquanto dormia, ás 2h30 da manhã do dia 15 de Julho de 1940.

O seu corpo encontra-se no cemitério Oakwood, (Illinois) USA. O seu caixão media de 3,36 mts, e teve que ser carregado pela força de 12 homens. No dia do seu funeral, o comércio da cidade fechou as portas em sinal de respeito, e mais de 50.000 pessoas assinaram o livro de condolências no funeral. A família de Robert, após a sua morte, destruiu a maior parte dos seus pertences, com o legítimo receio que os mesmos fosse alvo da ganância dos colecionadores.

2 comentários:

  1. era 1 metro mais alto que eu

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Estevão Mondlane, media 2,45 metros de altura; infelizmente já morreu em 1990, com apenas 45 anos de idade.[http://macua.blogs.com/.shared/image.html?/photos/uncategorized/2008/03/19/gigante_de_majancaze1.jpg]

    ResponderExcluir