quinta-feira, 10 de março de 2011

Depois do Carnaval...

O piolho chato é o nome popular do piolho pubiano, aquele que aparece nos pelos pubianos. Seu nome científico é Pthirus pubis e ao contrário do que se pensa, esse tipo de piolho também pode estar presente em outras áreas do corpo como os pelos do tórax masculino, axilas, barba e até no couro cabeludo e nos cílios das crianças. O piolho chato também é conhecido como piolho-caranguejo devido a sua forma (ver figura 1, abaixo) e na figura 3 constante do final do artigo veja uma comparação entre os tipos de piolhos.


figura 1- piolho chato - piolho pubiano


Qual o nome da doença causada pelo piolho chato?
Pediculose pubiana (ou ftiríase) considerada uma doença sexualmente transmissível (DST)

Sintomas da infestação por piolho chato
- coceira na região pubiana
- mancha azul-azincentada (a qual fica aparente por dois dias)
- piolhos adultos na região
- presença de ovos ou lêndeas na área escrotal e pubiana em geral

Como se pega o piolho chato
A transmissão do piolho caranguejo se dá através de contato sexual, uso compartilhado de roupas de pessoas infestadas pelo chato e ao dormir na mesma cama com essas pessoas.


Tratamentos para piolho chato
Se quer saber como acabar como piolho chato, basta procurar um médico que lhe prescreverá um medicamento adequado. A catação é também muito eficaz e consiste em observar o local e retirar os insetos manualmente. Aparar os pelos também ajuda a combater a infestação. Os xampus e sabonetes à base de lindano e piretrina podem ser prescritos pelo seu médico e facilmente encontrados em farmácias e drogarias.
- Tratamento ftiríase palpebral (piolhos pubianos nos cílios): Um estudo publicado aqui, demonstrou um caso com tratamento a base de ivermectina respondeu satisfatoriamente.

Como coadjuvante ao tratamento é recomendável que os lençóis e roupas íntimas do paciente sejam jogadas fora ou fervidas.

Atenção!
Para o tratamento do piolho ciliar (ftiríase palpebral - ver figura 2) em crianças evite aplicar xampus e sabonetes por conta própria, pode ser perigoso para a saúde dos olhos das crianças.
figura 2 - lêndeas do piolho pubiano localizada nos cílios (ftiríase palpebral)


Fonte: SaúdecomCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário