terça-feira, 28 de junho de 2011

Após ser Massacrada por Chimpanzé,Mulher ganha um novo rosto.

Charla Nash antes e depois do ataque
Em 12 minutos, a vida de Charla Nash mudou. Um chimpanzé arrancou-lhe os olhos, o nariz e o maxilar superior. Aface, totalmente desfigurada, foi mostrada em público, pela primeira vez, nove meses depois.
O trágico ataque aconteceu em Fevereiro de 2009, quando Charla Nash respondeu a um apelo da amiga e chefe, Sandra Herold, para ir a sua casa ajudar a apanhar o chimpanzé Travis, que tinha fugido. Quando chegou, foi atacada pelo animal, brutalmente, durante 12 minutos.

As equipe de emergência responderam ao pedido de ajuda feito por Sandra Herold, dona do chimpanzé, e nem queriam acreditar no que viam. “Nunca pensei que um animal pudesse fazer aquilo”, confessou o técnico de emergência Andrea Repko.
A vítima ficou sem os olhos, o nariz e as mãos. O maxilar superior foi arrancado. É obrigada a alimentar-se por uma palhinha através de um orifício onde antes tinha a boca. Os médicos estão perplexos por ter sobrevivido. “Encontrámos dentes do chimpanzé incrustados nos seus ossos”, lembra o médico Kevin Miller. O animal foi abatido pela polícia.

Charla Nash tem estado internada numa clínica em Cleveland. Costuma ter a cara coberta “para não assustar as pessoas”. Mas decidiu revelar o seu rosto pela primeira vez, no programa Oprah de Novembro de 2009, que foi transmitido na televisão portuguesa , “para as pessoas saberem que estes animais exóticos são muito perigosos”.

“Preciso de avançar, melhorar e ficar mais forte”, disse à apresentadora Oprah, revelando que espera conseguir fazer um transplante da face. “Só lamento não conseguir passar mais tempo com a minha filha”, Brianna, de 17 anos, que estuda em Stamford, confessou Charla Nash, que está em recuperação no Ohio.

Ao mesmo tempo, corre nos tribunais um processo interposto contra a dona do chimpanzé exigindo uma indemnização de 50 milhões de dólares (perto de 37 milhões de euros). O advogado de Sandra Herold, Joseph Gerardi, acredita que a sua cliente não é responsável pelo sucedido – “acredito que foi um trágico acidente”.
Charla Nash, de Connecticut, foi a terceira pessoa nos Estados Unidos a receber um transplante de face com sucesso.

A cirurgia na mulher de 57 anos ocorreu no mês passado e levou 20 horas com uma equipe de mais de 30 médicos do Hospital Boston’s Brigham and Women’s. Agora, ela é capaz de sentir cheiros e sabores, assim como sensações em seu rosto o que era impossível antes do transplante. Sua fala também deve melhorar e, em algum tempo, ela será capaz de sorrir e expressar emoções e comer normalmente. Até agora, ela só podia comer alimentos pastosos e disse estar ansiosa para comer um hot dog e pizza.

Nash também recebeu transplante das duas mãos, mas elas tiveram que ser retiradas logo após a operação por problemas de circulação. Entretanto, os médicos garantiram que o transplante pode ser refeito em uma nova cirurgia.

Ela foi declarada elegível para a cirurgia em março. Foram transplantados pele, músculos, nervos e palato superior e o rosto.
Dallas Wiens, de 26 anos, foi o primeiro transplante facial completo no país, ocorrido no mês passado. Ele continua com fisioterapia para desenvolver os músculos.O primeiro transplante total de face ocorreu na Espanha em 2010.
Assista ao vídeo:

Ainda ontem eu vi um D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-O,botando um Pitbull para lamber  o rosto de uma criança!
  E por essas e por outras que eu não sou muito fã de animais de estimação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário