domingo, 31 de julho de 2011

Perda de Predadores vai mudar o Ecossistema

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/07/1276.jpgVocê pode até comemorar a perda de grandes predadores, como leões, lobos e tubarões, mas o meio ambiente não fica nada feliz. Na verdade, segundo cientistas, essa perda está causando mudanças imprevisíveis nas cadeias alimentares em todo o mundo.
Os predadores desempenham um papel crucial nos ecossistemas, e seu desaparecimento, muitas vezes devido à caça por seres humanos e perda de habitat, podem levar a mudanças na vegetação, doenças infecciosas, espécies invasoras, qualidade da água e ciclagem de nutrientes.
Segundo os pesquisadores, a perda desses predadores é, sem dúvida, a influência mais abrangente sobre o mundo natural.
A conclusão é que a perda desses consumidores do topo da cadeia alimentar provoca uma cascata de efeitos para baixo dessa cadeia.
Os cientistas citam vários exemplos, tais como a dizimação de lobos – agora reintroduzidos em parques nacionais – que levou a maior destruição da vegetação por alces.
http://www.domtotal.com/img/noticias/2011-07/349381_69235.jpg
A perda de leões e leopardos em partes da África também levou a mudanças nas populações de babuíno verde-oliva, que aumentou seu contato com seres humanos que, por sua vez, tem causado maiores taxas de parasitas intestinais tanto em pessoas quanto em babuínos.
http://4.bp.blogspot.com/-zOL3AaPEIVY/TWV2PjZqGCI/AAAAAAAABfI/ZzPogfHhTjY/s1600/06_13115_mandril.jpgOs predadores têm uma influência estruturante enorme, talvez por causa do seu lugar privilegiado na cadeia alimentar (derrube o primeiro dominó, e você já sabe o resto). Segundo os pesquisadores, quando removemos esses predadores, alteramos a biologia de formas geralmente profundas e complexas – e em muitos casos não previsíveis.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário