terça-feira, 26 de julho de 2011

Porque pessoas criativas são tão arrogantes?

Um novo estudo comprovou o que o senso comum já sabia: que, enquanto pessoas altamente criativas podem ter a mente mais aberta do que nós, meros seres humanos, elas também tendem a ser mais arrogantes.
1.300 estudantes universitários participaram do estudo, respondendo testes de personalidade e questionários de criatividade criados por psicólogos.
Dos seis traços de personalidade que os pesquisadores observaram, a abertura a novas experiências foi o mais fortemente correlacionado com criatividade. A extroversão também foi ligada à característica.
No entanto, pessoas criativas eram um pouco menos propensas a serem humildes. O autor do estudo, Paul Silvia, explica que a pesquisa não encontrou um efeito enorme – certamente ele não queria dizer que todas as pessoas criativas são insuportavelmente arrogantes – mas, em média, pessoas com uma grande quantidade de realizações criativas eram menos humildes e modestas.
Silvia também explica que um pouco de arrogância pode ser bom para as pessoas criativas, para que elas possam suportar as constantes críticas que vem com sua vocação. Porém, a arrogância em excesso pode criar uma dificuldade para aprender e melhorar.
No entanto, o estudo levanta uma série de perguntas, sendo mais óbvia: como se mede a criatividade?
Em uma série de maneiras, como pedindo aos participantes para analisar um desenho ou dar soluções a problemas. No estudo da arrogância, no entanto, os dados sobre criatividade foram autorrelatados, o que dificulta um pouco conclusões.
Algumas autoavaliações de criatividade incluem responder a questionários para avaliar o quanto as pessoas concordam com afirmações como: “Eu tenho uma imaginação fértil” e responder quantas vezes você já fez coisas criativas.
Na internet também existem alguns testes de criatividade. Um deles, CREAX, parece combinar um monte de testes diferentes para medir a sua criatividade ao longo de diferentes dimensões. Uma das tarefas é listar todos os usos que você pode pensar para um tijolo – e quando você consegue pensar em usos alternativos realmente incríveis, você se sente tão orgulhoso que isso já dá algumas dicas do por que as pessoas criativas são arrogantes.
Mas vai ver seja necessário que uma pessoa criativa seja arrogante. Novelas e livros, por exemplo, são maravilhosos, mas você não pode usar um para construir um carro ou curar o câncer.
Então, se você quiser escrever algo bem legal, você tem que ter alguma convicção interna de que vale a pena. A afirmação “esse trabalho é demais” pode facilmente se transformar, em sua cabeça, em “eu sou demais”, o que talvez seja necessário para você se convencer de que você é o único que deveria escrever mais um livro pro mundo.
Esse é o lado positivo da ideia exagerada de sua própria importância: se não, pode ser que estaríamos condenados a um mundo sem coisas fúteis, mas que nós, meros seres humanos, gostamos tanto.
fonte: http://hypescience.com/porque-pessoas-criativas-sao-tao-arrogantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário