segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Vamu" falar de Tatus















O
tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) é um tatu encontrado dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil. Tal espécie de tatu possui carapaça bastante convexa e lateralmente comprimida, geralmente com oito cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina. Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.

Tatu-mulita














O
tatu-mulita (Dasypus hybridus) é um pequeno tatu campestre, encontrado no Paraguai, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil. É uma espécie semelhante ao tatu-galinha, tendo uma carapaça alta e ovalada e cabeça comprida, com orelhas altas e inclinadas para trás. Também é conhecido pelos nomes de mulita e tatuíra.

Screaming Hairy Armadillo














Screaming Hairy Armadillo  (Chaetophractus vellerosus) é uma espécie de tatu da família Dasypodidae. Pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais secas, matagal de clima temperado,

Big Hairy Armadillo













Big Hairy Armadillo (Chaetophractus villosus) é uma espécie de tatu da família Dasypodidae. Pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai em elevações do nível do mar até 1300 m.  Os seus habitats naturais são pastagens e savanas, incluindo os pampas e do Chaco, bem como florestas e áreas cultivadas

Andean Hairy Armadillo





















O
Andean Hairy Armadillo (Chaetophractus nationi) é um tatu presente na Bolívia, na região da Puna, nos departamentos de Oruro, La Paz e Cochabamba. Nowark  descreve-o como distribuído na Bolívia e no norte do Chile. A recente publicação de Pacheco também localiza a espécie no Peru

Pichiego-menor















O
pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) é a menor espécie de tatu do planeta (cerca de 10 centímetros de comprimento) e um dos únicos mamíferos subterrâneos da América do Sul. Possui uma carapaça, como qualquer tatu, e pelagem branca e macia.

Tatu-peba















O
tatu peba ou tatu-peludo (Euphractus sexcinctus) é um tatu encontrado do Suriname ao Norte da Argentina. Tal espécie possui coloração amarronzada, carapaça provida de pêlos esparsos, com seis ou oito cintas de placas móveis e cabeça cônica e achatada.

Pichi















O
Pichi (Zaedyus pichiy) ou Tatu-Anão é um pequeno tatu que é o único membro do gênero Zaedyus. O alcance da Pichi é da Argentina, centro e sul (Patagônia), a oeste para os campos andinos do Chile e sul do Estreito de Magalhães

Tatu-chifre














Peltephilus ferox
, o Tatu-chifre, foi uma espécie de tatu pré-histórico do tamanho de um cão.

Tatu-de-rabo-mole





















O termo
tatu-de-rabo-mole é a designação comum aos tatus do gênero Cabassous, com quatro espécies, das Américas Central e do Sul, sendo três delas encontradas no Brasil.

Tatu-canastra















O
tatu-canastra (Priodontes maximus), também conhecido como tatuaçu, é uma espécie de tatu de grandes dimensões, encontrado na maior parte da América do Sul. Tais tatus chegam a medir até 1 m de comprimento, corpo coberto por poucos pêlos e patas anteriores dotadas de garras enormes, que auxiliam na escavação de buracos

Tatu-bola





















































O termo
tatu-bola é a designação comum aos tatus do gênero Tolypeutes, representado por apenas duas espécies, encontradas da Bolívia à Argentina.

Pampatheriidae






























Pampatheridae
é uma família pré-histórica de animais da ordem Xenarthra. Eles são aparentados as famílias Glyptodontidae e Dasypodidae. A família evoluiu na América do Sul durante o isolamento da época Cenozóica.

Doedicurus clavicaudatus



































Doedicurus clavicaudatus
foi um gliptodonte pré-histórico que viveu do Pleistoceno até à última idade do gelo, há 11 000 anos atrás, tendo sido possivelmente caçado pelo ser humano. Foi o maior membro da família, com uma altura de 1.5 metros e um comprimento de 3.6 metros.

Gliptodonte






























O
gliptodonte (Glyptodon) é um mamífero pré-histórico, membro da família Glyptodontidae. Este animal, relacionado através de um ancestral comum com os atuais tatus, era nativo das Américas. O gliptodonte media cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 1,4 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário