terça-feira, 9 de agosto de 2011

As palavras dizem muito da sua personalidade

As palavras que usamos dizem muito de nossa personalidade?
Segundo o psicólogo James W. Pennebaker, pesquisador da Universidade de Texas (EUA), o uso que fazemos das palavras através da linguagem oral e escrita diz bem mais a respeito de como somos e de nosso estado psicológico que seu conteúdo.

Segundo Pennebaker, o segredo reside nos pronomes, preposições, artigos... que, ainda que aparentemente não tenham conteúdo, somam a metade das palavras que usamos a cada dia e são um indicador do que realmente prestamos atenção.

Assim por exemplo, Pennebaker observou que as pessoas que mentem quase nunca utilizam o pronome "eu", uma característica que serve para detectar mentiras com até 67% de acerto.

Pelo contrário, as pessoas depressivas abusam deste pronome. É mais, as estatísticas mostram que os suicidas, antes de tirarem a vida utilizam quase sempre em seus escritos as palavras "eu", "meu", "me" e "a mim" o dobro do habitual, e poucas vezes ou nenhuma o pronome "nós".

Em outro estudo, Pennebaker demonstrou que os casais que mais empregam as palavras "eu" e "nós" resolvem melhor os problemas que aqueles que utilizam mais as palavras "tu" ou "você".

Leia mais:NDig

Nenhum comentário:

Postar um comentário