sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pirarucu:Bacalhau Amazônico

http://colombia.travel/po/images/stories/turistainternacional/Colombia/noticias/pirarucu.jpg 
1. FICHA DO BICHO:
Nomes vulgares: Pirarucu; Bodeco ou Bodequinho (quando se encontra em um estágio jovem - até 30 Kg)
Nome científico: Arapaima gigas Cuvier
Origem do Nome: da língua tupi-guarani. "Pirá"= peixe e "urukú"(urucum) = planta cuja semente apresenta pigmentos vermelhos. Portanto, pirarucu significa peixe vermelho.
Ordem: Clupeídeos Família: Osteoglossideos
Gênero: Arapaima
Espécie: Arapaima gigas, Cuvier

2. COMO É O BICHO?
É o maior peixe de escamas de água doce do Brasil e um dos maiores do mundo. Como é um animal de grandes dimensões, seu comprimento e peso quando adulto costumam variar de 2,0 a 3,0 metros, e de 100 a 200 Kg.
Possui um formato cilíndrico com grandes, largas e ásperas escamas. A nadadeira dorsal e anal situam-se na extremidade posterior do corpo. Sua coloração é escura com regiões avermelhadas, sobretudo na porção posterior do corpo e nos flancos. Existe uma relação entre a coloração do pirarucu e a água, pois de acordo com a natureza do meio (água lodosa e água barrenta) o animal adquire uma cor característica. Portanto águas lodosas produzem um animal escuro, e águas barrentas, um animal vermelho (mimetismo). A temperatura das águas onde habita necessita estar entre 24° a 37°C.
Seus olhos são amarelos com pupilas azuladas e um tanto salientes. Sua língua é chata e recoberta por inúmeros dentículos resistentes. No interior da língua, existe uma estrutura óssea. que garante ao peixe uma maior resistência ao se alimentar.
Possui dois sistemas respiratórios: a respiração direta (feita através das brânquias) e a respiração indireta (a bexiga natatória modificou-se para funcionar como um reservatório de ar, quando o peixe dirige-se a superfície para a "tomada de ar").

Vivem 12 ou mais anos, atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Possuem uma gestação de 67 a 73 dias, dando a luz de 3 a 5 filhotes.
3. ONDE VIVE?
O Pirarucu vive na região amazônica. Restringi-se a bacia amazônica, incluindo à do Tocantins e Araguaia nos territórios do Mato Grosso e Goiás. Pode ser encontrado nos igarapés (floresta inundada), lagos e rios tributários de águas claras, brancas ou pretas ligeiramente alcalinas. As regiões de fortes correntezas e ricas em sedimentos são os últimos lugares que nosso peixe prefere viver.
4. O QUE O BICHO FAZ?
O pirarucu é considerado um animal onívoro, pois se alimenta de seres animais e vegetais. Em sua dieta podemos encontrar frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.
Quando chega o período de seca, os casais de pirarucu se formam para dar inicia o período de reprodução. O macho além de procurar um igarapé que contenha águas calmas e que possam servir de abrigo para seus ovos, também adquire em maior intensidade, a coloração avermelhada nos flancos. Antes da fêmea depositar seus ovos no leito do rio, o macho faz a limpeza da área, arrancando com suas poderosas mandíbulas, as raízes e galhos presentes no local escolhido. Logo em seguida cava com seu "focinho" e sua boca uma poça circular de 20 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro. Estando pronta a poça, a fêmea inicia sua desova, para que seu companheiro possa fecundar seus ovos. Durante a incubação, a fêmea é a que permanece mais próxima do ninho. O macho tem o papel de nadar nas redondezas, para intimidar qualquer predador que venha ocasionar algum perigo aos ovos. A eclosão dos ovos ocorre de 8 a 10 dias (dependendo muito da temperatura da água) para se realizar.
Quando os filhotes (ou alevinos) nascem, a fêmea inicia os cuidados de proteção durante seis meses seguintes. Os alevinos são gregários e ainda não dominam a respiração aérea. Devido a isso, o macho procura sempre mante-los próximo da superfície para auxiliar em seu desenvolvimento. Nesta época, a fêmea tem que manter sua vigília desdobrada contra eventuais predadores (onde figura-se até mesmo o macho).
5. CURIOSIDADES DO BICHO:
O pirarucu é um peixe que apresenta várias curiosidades sendo também motivo de representação nas lendas indígenas (índios Tucuna, Carajás etc).
Quando o casal inicia a fase de cuidados com a prole, os riscos para que sejam pegos por pescadores aumenta. Isto ocorre, porque durante uma das principais cenas domésticas, onde o macho leva seus filhotes para sua primeira "tomada de ar". Nesta fase os alevinos nadam rodeando a cabeça da fêmea. Se caso ocorra algum perigo, eles logo se escondem dentro dos opérculos da mãe. E é exatamente no momento em que o pai estimula seus filhos a respirar, que o pescador prefere arpoá-lo (técnica mais utilizada), o que acaba exigindo muita perícia do pescador. Normalmente o pescador despende de grande esforço até puxar o pirarucu para dentro da embarcação, pois quando assustado ou ferido ele procura ir para o fundo do rio, na tentativa de fugir da situação de perigo e se livrar. Logo que a resistência termina o pescador puxa-o para próximo do barco, e o mata através de pancadas em sua cabeça. Quando isso ocorre à fêmea, os filhotes que estão contidos em sua boca e opérculos, saem rapidamente para a água, ficando a mercê de predadores.
A pesca do pirarucu é realizada através de arpão, rede, linha de fundo, espinhel etc. O "bacalhau da Amazônia" - outra denominação - é muito procurado pela sua carne saborosa. Esta é comercializada fresca, salgada ou seca. É o peixe de maior valor econômico e alimentício existente no Amazonas. Dele se aproveitam praticamente tudo, como por exemplo: as escamas (para artesanatos e lixas); os ovos (na alimentação); a pele (indústria de sapatos, bolsas e vestuários); a língua (para ralar mandioca, guaraná e até mesmo madeira); o bucho (depois de seco é utilizado como cola) etc.
A situação em que se encontra o pirarucu não é das mais seguras, pois com a pesca predatória sua população tenderá a caminhar ou "nadar" para a extinção. Caminho pelo qual várias espécies foram forçadas a seguir.
http://farm2.static.flickr.com/1181/915059307_102854a258.jpg 
http://www.cdpara.pa.gov.br/cultura/images/pirarucu.jpg  
"xeira pic...limpando o Peixe"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9i1YP5ZFWf8cwd570SYyTzO3CF9kRtvrzeZuo-JZCquMKbPedTKxbHbxroxoZ23IU2dM9HAYvhS7ke5sSvgdLF2EqcY864dgPCjWTHnlnD6N2hZVNss8y1QpAL-0wVv4Aau4d2BFz1X0/s1600/pirarucu-de-casaca1-+pesca+de+jaraqui.jpg
Pirarucu Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário