sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saudades da sessão da tarde com Jerry Lewis

O fantástico Jerry Lewis


    Quem tem mais de 35 anos como eu, tem fixado vividamente na memória as maravilhosas tardes com Jerry Lewis na telinha. Este gênio nos divertiu durante muitos anos, com o seu peculiar jeito de fazer comédia, em uma época que não tínhamos tantas responsabilidades. Mal via a hora de chegar da escola, fazer a lição de casa, almoçar e... assistir Jerry Lewis na Sessão da Tarde!
     Joseph Levitch nasceu em 16 de março de 1926, em Newark,  Nova Jersey. Filho de Daniel e Rachel Levitch, usava o nome de Joey Lewis a princípio. Mas, para evitar confusão com o então comediante Joe E. Lewis e como o campeão de boxe Joe Louis, acabou por adotar Jerry Lewis como nome artístico.
     Em 1945, Lewis conheceu Dean Martin, onde ambos iriam fazer uma apresentações distintas no Glass Hat Club, mas só uma ano depois se apresentariam juntos no 500 Club. Após algumas apresentações, porém, o dono não estava satisfeito com a performance da dupla e resolveu dar um ultimato: Se não fizessem uma apresentação melhor naquela noite, seriam despedidos! Cientes da situação, os dois resolveram rasgar os roteiros e improvisar; Martin entrava primeiro, cantando uma bela canção e Jerry entrava logo depois, vestido de mensageiro, berrando, derrubando as coisas das mesas da platéia, "arruinando" a apresentação musical de Martin. Foi uma noite mágica!
    Por volta de 1948, devido ao estrondoso sucesso nos palcos, foram descobertos pela Paramount, assinando um contrato cinematográfico para uma série de filmes. Foi um dos melhores contratos feitos até hoje em Hollywood. Além de receberem uma boa soma para a época, ainda poderiam fazer filmes através de uma produtora própria, além de controlarem as aparições na TV, rádios, nightclubs e até as canções compostas pela dupla.
   Bom... Nada dura pra sempre. Em 1956, Dean Martin anuncia o fim da parceria, exatamente quando se comemorava os dez anos da dupla. Lewis Ficou deprimido por muito tempo, mas aos poucos retomou sua carreira solo com o filme "Delinquente Delicado", além de protaganizar o "The Jerry Lewis Show", na NBC.
    O final da década de 50 e posteriores anos 60 foram seu melhores anos, onde consolidou seu jeito singular de atuar. Foram produzidos "Bancando a Ama-Seca" (1958 - O meu preferido), "Cinderelo sem Sapato" (1960), "O Mensageiro Trapalhão" (1960), "O Terror da Mulheres" (1961), "Mocinho Encrenqueiro" (1961), "Detetive Mixuruca (1962), "Errado pra Cachorro" (1963), o lendário "Professor Aloprado" (1963 - Refilmado em 1996, com produção do próprio Lewis e estrelado por Eddie Murphy), "O Otário" (1964) , "Bagunceiro Arrumadinho" (1964), "Família Fuleira" (1965), "de Caníço e Samburá" (1969), dentre outros.
     Com a carreira em franco declínio e a escassa bilheteria de seu últimos filmes, em 1966, Jerry Lewis findou seu contrato com a Paramount e assinou com a Columbia Pictures. Em paralelo, começou a dar aulas de direção na University of South California, onde teve como alunos Steven Spielberg e George Lucas. Inicia-se a fase do Limbo.
   Retornou aos cinemas em 1981, onde se destaca sua participação em "O Rei da Comédia" (Filme de Scorcese, com Robert De Niro). Na década de noventa, fez algumas participações esporádicas em "Um Sonho Americano" (1993), e "Funny Bones" (1995).
    Jerry Lewis sofre de dores lacinantes nas costas, devido a uma queda em 1965 em um show de Las Vegas. Em virtude desta dor, ficou viciado em Percodan até 1978. Notório dizer que Jerry foi o criador do Teleton  em 1996 (The Jerry Lewis MDA Telethon) e que ajuda até hoje milhares de pessoas com as mais diversas doenças, e que não podem pagar tratamento. Em 1997, Jerry foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2009, ganhou o Prêmio Jean Hersholt, por ter criado a Associação de Distrofia Muscular. No mesmo ano, recebeu um Oscar honorário da academia em homenagem ao conjunto de sua obra e seus trabalhos comunitários. Com 85 Anos, mora atualmente em Las Vegas, Nevada.

   Abaixo, reveja trechos de alguns de seus filmes memoráveis:



 
Fonte: CALIBRE 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário