sábado, 17 de setembro de 2011

Casuar,uma ave perigosa

capa.jpg
Manhêêêêê!!!! Que ave bonita!!! Vamu levar ele pra cas.... Aaaaaaargh!!!! O Casuar (Casuarius spp.) é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. É o primo bonito (e mais raivoso) das emas e dos avestruzes. Apesar de ser uma bela ave vegetariana, o casual costuma ser bastante agressivo com qualquer animal (inclusive o homem) que tenha a brilhante ideia de invadir o seu território.


As três espécies de casuar pertencem à família Casuariidae e são, com o avestruz e a Ema, as maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal, por proteger com unhas e dentes a sua cria, um dos principais motivos de sua agressividade.

c2.jpg


A plumagem do casuar é abundante e de cor acinzentada, com ãpenas coloridas na base do pescoço. Estas aves têm uma crista encarnada no alto da cabeça, que cresce devagar durante os primeiros anos do animal e com função desconhecida. A fêmea não é tão diferente do macho (dimorfismo sexual), sendo apenas um pouco maior e mais colorida, fator determinante na escolha do macho para o acasalamento. Uma característica distintiva é a presença de uma garra em forma de punhal presente no dedo interno. Como nos outros strutioniformes, o casuar tem as asas atrofiadas e três dedos em cada pata.

c3.jpg


O casuar é uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço. Como mencionado anteriormente, são agressivos e territorialistas, em caso de ameaça ao seu habitat ou a sua cria. Enumerado pelo Guinness World Records como o pássaro mais perigoso do mundo, o Casuar está entre as criaturas mais perigosas para se manter em um jardim zoológico. O Casuar tem uma garra enorme como um punhal no segundo dedo de cada pé. Quando confrontado, ele salta no ar e chuta seu inimigo no estilo kung fu, utilizando-se das garras mortais para causar ferimentos graves (Eita porr@!!!). Ele pode, literalmente, puxar suas vísceras pra fora. E mesmo se isso não acontecer, seu chute é forte o suficiente para romper seus órgãos internos e causar hemorragia e morte. Ou seja: NUNCA aborde um desses pássaros.

c4.jpg


O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado. As penas coloridas são também uma fonte de interesse e o motivo pelo qual no passado os colonos europeus caçaram abundantemente este animal. Atualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei.

fonte:Midg

Nenhum comentário:

Postar um comentário