sábado, 10 de setembro de 2011

Congelar o HD pode revive-lo??


Com certeza uma das piores coisas que pode acontecer em seu computador é seu HD estragar, mas infelizmente acontece, o muito uso e a má conservação é um dos principais motivos para isso acontecer, mas por mais zeloso que seja o usuário, está sempre propenso a um problema desses. Quando um disco rígido estraga sempre surge aquele mito “congelar o HD faz com que ele volte”.

Acredite ou não, é verdade.
Nem sempre, mas é verdade.



 Quando o problema do HD esta relacionado a danos físicos, mais precisamente em caso de “desenrugamento” das camadas que formam o disco, um congelamento de HD pode ser a solução temporária, pelo menos, tempo o bastante para um backup dos arquivos contidos no disco.

Quando o desenrugamento ocorre o HD tende a ficar dilatado e desalinhado, o frio como aprendemos no colégio, reage com a matéria fazendo com que ela se contraia, desta maneira a superfície do disco rígido diminuirá acabando temporariamente com o problema de fricção.
Está técnica pode ser usada também se a cabeça de leitura do seu HD esta aranhando o disco, com a contração do mesmo, esse problema será resolvido.

Vale ressaltar que é uma solução temporária, pois quando o HD voltar a temperatura normal ira se repetir o problema. Esta técnica é utilizada em ultimo caso para recuperar arquivos importantes do disco danificado, por isso é necessário um HD extra para a transferência dos dados.

Como fazer?

Não é somente colocar HD dentro do freezer e esperar, a umidade é algo perigoso para a peça, por isso siga tais procedimentos:

1- Retire o HD de seu computador (com ele desligado).
2- Envolva o HD em um saco plástico e tente retirar o máximo de ar.
3- Coloque este saco com o HD dentro de outro saco.
4- Coloque o HD envolvido nos sacos dentro do seu congelador, na parte mais fria possível.
5- Depois que o HD estiver bem congelado, aproximadamente um dia ou mais.
6- Retire do congelador e coloque imediatamente no coputador.
7- Ligue o computador e faça backup dos dados do disco (de prioridade aos arquivos mais importantes).
8- Se o HD esquentar de novo, repita o procedimento até o fim do backup.

Não tente manter ele gelado em quanto utiliza, você pode levar um choque, pois qualquer operação de hardware com o computador ligado é perigosa.

fonte:hd info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário