sexta-feira, 6 de julho de 2012

Como dessalgar Carne Seca com Sal

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCzgPW3-X_1GgOprKYrj-Z7V49r4GTFoA5NW4Mwlf_5O7sWwrg8zBd1rWoFx_PYjtcOGMiVyM924s1Ccc2KC4fH20ZcQcd4MW-LXrooEhMYYfMJu3AEg5rikwAfW22RaFFQDNeMMh27fSL/s1600/carne_seca.jpg 
 Este processo pode ser feito com qualquer carne seca ou salgada.
Acompanhe nas imagens logo abaixo.

Lavei 1 kg de carne seca em água corrente, retirando o excesso de sal.
Numa panela bem grande e funda, coloquei a carne seca em cubos e a cobri com água limpa.
Junto, antes de ligar o fogo, coloquei 3 colheres (sopa) de sal. São, portanto, 3 colheres de sal por quilo de carne, menos sal não funciona.
Acredite, dá certo... Já testei em casa!
Quando estava quase fervendo (formando bolhinhas) começou a surgir uma espuma branca. Agitei a panela, desliguei o fogo e marquei 1 minuto no relógio. Somente esse tempo, nem um minuto a mais.
Escorri a água e passei a carne sob água corrente. Já está resolvido o caso...
Provei um pedacinho para verificar o sal. Se você achar que ainda está salgada, repita o processo.
Dica: Cuidado com o sal da receita em que vai utilizar a tal carne, pois esse procedimento não retira todo o sal; o que fica é suficiente para salgar o prato pronto.

Explicação química: O que ocorre é um processo denominado osmose. O sal da carne se encontra em uma solução mais diluída que a da panela. A passagem do meio diluído para o mais concentrado acontece. A carne funciona como uma membrana semipermeável. Por isso é importante que se tenha mais sal na panela (garantindo assim um meio mais concentrado) que na carne.


Pesquisei AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário