ENTENDA!
Este curioso fenômeno das águas geladas também conhecido como "Brinicle" ou mesmo "Estalactite de gelo" é conhecido dos pesquisadores desde 1960 mas só em 2011 a humanidade pôde vê-lo em vídeo através das lentes dos cinegrafistas Hugh Miller e Doug Andeson da equipe do Discovery Channel.
No momento de sua criação, um brinicle se assemelha a um cano de gelo indo em direção ao fundo do mar. A água que flui por dentro do "cano" é super fria e salgada e é produzida pelo crescimento da camada de gelo sobre a superfície do mar. A princípio, a formação é super frágil e suas paredes são muito finas. Podemos ver no vídeo abaixo o fluxo de água extremamente fria e salina que vai formando o brinicle em direção ao fundo.
Q
uando toca o fundo do mar, o dedo da morte continua a
congelar a água em seu caminho em direção ao ponto mais baixo do chão. Alguns animais marinhos lentos que estiverem no caminho do brinicle estarão condenados a morte por congelamento e isto é perfeitamente mostrado no vídeo abaixo. Estrelas-do-mar morrem congeladas pelo avanço do dedo da morte em seu caminho rumo abaixo.
Quando uma porção de água congela, força as impurezas como o sal para fora do gelo, como resultado a água circundante torna-se mais salina e mais densa, diminuindo assim a sua temperatura de congelamento. O congelamento não é instantâneo e como a solução é mais densa, congela enquanto afunda formando pequenos túneis de gelo ajudando a formar o brinicle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário