via:putsgrilo
Ciência movida pela Revolução Francesa
Esse apanhado de espécies extintas leva em conta animais catalogados e descritos na chamaa Era Moderna. Entenda-se por Era Moderna fatos acontecidos a partir do século XIX, quando as idéias iluministas propagadas pela Revolução Francesa fizeram florescer a ciência como nunca antes visto na história da humanidade, levando a descobertas fabulosas em todos os campos do conhecimento humano. A ecologia, claro, foi um dos ramos da ciência mais beneficiadas pelas novas decobertas e experiências fornecendo assim embasamento suficiente para elaborar uma lista com 10 dos mais significativos animais extintos durante a Era Moderna.Tilacino, lobo da Tasmânia ou tigre da Tasmânia: as listras faziam as pessoas chamar esse marsupial carnívoro de tigre, natural da Austrália e da Nova Guiné. Não confundir com o Taz, personagem do Looney Tunes. O último espécime morreu em 1936.
Tharpan: essa espécie de cavalo selvagem habitava toda a Eurásia, tinha porte menor que um cavalo comum e o último exemplar de sua espécie foi visto vivo pela última em 1876 (há dados conflitantes informando que o último tharpan teria morrido, de fato, em 1919).
Antílope Bubal: não, não é apenas um grande veado. Esse animal habitava o norte da África, do Marrocos ao Egito, onde era considerada uma criatura sagrada pelos povos locais. O último antílope bubal conhecido morreu num zoológico de Paris em 1923.
Quagga: mezzo cavalo, mezzo zebra, essa espécie de equino, na verdade, era uma zebra de coloração parda, habitante do sul do continente africano. Sumiu em 1883 devido à procura por sua carne e por ser considerada uma ameaça aos pastos de gado.
Tigre Cáspio: muito semelhante ao tigre da Sibéria, esse felino se distinguia por ter pelos mais compridos, dando um ar muito mais majestoso a ele. Não se tem notícia de mais nenhum deles desde a década de 50.
Tigre de Java: mais um felino extinto do grupo apresentado aqui. Seu habitat natural era a ilha de Java, mas a expansão das cidades deu fim à sua história, por volta dos anos 80.
Foca Monge do Caribe: era a única espécie de foca a habitar as mornas águas do Mar do Caribe. Como toda foca é alvo potencial de caçadores, não foi diferente com a foca monge do Caribe: desapareceu em 1952.
Asno Selvagem da Síria: um das menores espécies de equinos conhecidas, esse animal foi vítima das constantes guerras na região, que culminou com sua extinção em 1928, num zoológico de Viena.
Baiji: também conhecido como golfinho branco da China, tinha status de divindade e habitava o rio Yang-Tsé, sendo uma das poucas espécies conhecidas de golfinho que habitavam a água doce. Não resistiu à poluição do rio e foi declarado extinto em 2007.
Veado de Schomburkg: O veado da Tailândia foi caçado incessantemente até a extinção, principalmente para que partes de seu corpo, em especial os chifres, pudessem ser vendidas como medicamentos naturais nos mercados da Ásia. Declarado extinto em 1932.
Mais animais na lista negra da extinção
Esses são apenas alguns dos animais extintos registrados. Evidentemente, a todo instante, novas espécies animais surgem e desaparecem na Terra, expressando dessa forma toda a dinamicidade da natureza. Veja abaixo uma lista de animais que podem seguir o mesmo caminho da extinção, caso nada seja feito a respeito:- Tigre
- Urso Polar
- Morsa
- Pinguim de Magalhães
- Tartaruga Gigante
- Atum Azul
- Gorila das Montanhas
- Borboleta Monarca
- Rinoceronte de Java
- Panda
- Mico Leão Dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário