sexta-feira, 3 de maio de 2013

10 animais que foram à extinção no século passado


via:putsgrilo

Talvez você não saiba nem seja algo de conhecimento geral, mas muitas espécies de animais foram extintas nos tempos modernos, isto é, foram documentadas pelo homem e entraram em extinção da face da Terra para sempre. Muitos destas espécies que existiam no tempo de nossos avós, de nossos pais e até mesmo durante a nossa infância, já estão extintos atualmente. Para piorar, é muito difícil encontrar boas imagens da maior parte deles. Infelizmente estas imagens podem ser consideradas extintas para sempre e as futuras gerações poderão apenas imaginar como eram estes animais, como nós fazemos hoje com dinossauros e tigres dentes de sabre (afinal nós sabemos que eles existiram, mas nunca saberemos exatamente qual era a sua aparência).
animais extintos 1 10 animais que foram à extinção na era moderna

Ciência movida pela Revolução Francesa

Esse apanhado de espécies extintas leva em conta animais catalogados e descritos na chamaa Era Moderna. Entenda-se por Era Moderna fatos acontecidos a partir do século XIX, quando as idéias iluministas propagadas pela Revolução Francesa fizeram florescer a ciência como nunca antes visto na história da humanidade, levando a descobertas fabulosas em todos os campos do conhecimento humano. A ecologia, claro, foi um dos ramos da ciência mais beneficiadas pelas novas decobertas e experiências fornecendo assim embasamento suficiente para elaborar uma lista com 10 dos mais significativos animais extintos durante a Era Moderna.
animais extintos 2 10 animais que foram à extinção na era moderna
Tilacino, lobo da Tasmânia ou tigre da Tasmânia: as listras faziam as pessoas chamar esse marsupial carnívoro de tigre, natural da Austrália e da Nova Guiné. Não confundir com o Taz, personagem do Looney Tunes. O último espécime morreu em 1936.
animais extintos 3 10 animais que foram à extinção na era moderna
Tharpan: essa espécie de  cavalo selvagem habitava toda a Eurásia, tinha porte menor que um cavalo comum e o último exemplar de sua espécie foi visto vivo pela última em 1876 (há dados conflitantes informando que o último tharpan teria morrido, de fato, em 1919).
animais extintos 4 10 animais que foram à extinção na era moderna
Antílope Bubal: não, não é apenas um grande veado. Esse animal habitava o norte da África, do Marrocos ao Egito, onde era considerada uma criatura sagrada pelos povos locais. O último antílope bubal conhecido morreu num zoológico de Paris em 1923.
animais extintos 5 10 animais que foram à extinção na era moderna
Quagga: mezzo cavalo, mezzo zebra, essa espécie de equino, na verdade, era uma zebra de coloração parda, habitante do sul do continente africano. Sumiu em 1883 devido à procura por sua carne e por ser considerada uma ameaça aos pastos de gado.
animais extintos 6 10 animais que foram à extinção na era moderna
Tigre Cáspio: muito semelhante ao tigre da Sibéria, esse felino se distinguia por ter pelos mais compridos, dando um ar muito mais majestoso a ele. Não se tem notícia de mais nenhum deles desde a década de 50.
animais extintos 7 10 animais que foram à extinção na era moderna
Tigre de Java: mais um felino extinto do grupo apresentado aqui. Seu habitat natural era a ilha de Java, mas a expansão das cidades deu fim à sua história, por volta dos anos 80.
animais extintos 8 10 animais que foram à extinção na era moderna
Foca Monge do Caribe: era a única espécie de foca a habitar as mornas águas do Mar do Caribe. Como toda foca é alvo potencial de caçadores, não foi diferente com a foca monge do Caribe: desapareceu em 1952.
animais extintos 9 10 animais que foram à extinção na era moderna
Asno Selvagem da Síria: um das menores espécies de equinos conhecidas, esse animal foi vítima das constantes guerras na região, que culminou com sua extinção em 1928, num zoológico de Viena.
animais extintos 10 10 animais que foram à extinção na era moderna
Baiji: também conhecido como golfinho branco da China, tinha status de divindade e habitava o rio Yang-Tsé, sendo uma das poucas espécies conhecidas de golfinho que habitavam a água doce. Não resistiu à poluição do rio e foi declarado extinto em 2007.
animais extintos 11 10 animais que foram à extinção na era moderna
Veado de Schomburkg: O veado da Tailândia foi caçado incessantemente até a extinção, principalmente para que partes de seu corpo, em especial os chifres, pudessem ser vendidas como medicamentos naturais nos mercados da Ásia. Declarado extinto em 1932.

Mais animais na lista negra da extinção

Esses são apenas alguns dos animais extintos registrados. Evidentemente, a todo instante, novas espécies animais surgem e desaparecem na Terra, expressando dessa forma toda a dinamicidade da natureza. Veja abaixo uma lista de animais que podem seguir o mesmo caminho da extinção, caso nada seja feito a respeito:
  • Tigre
  • Urso Polar
  • Morsa
  • Pinguim de Magalhães
  • Tartaruga Gigante
  • Atum Azul
  • Gorila das Montanhas
  • Borboleta Monarca
  • Rinoceronte de Java
  • Panda
  • Mico Leão Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário