sexta-feira, 1 de outubro de 2010

APARTHEID

O nome “Bang-Bang Club” nasceu de um artigo publicado numa revista Sul Africana. O “bang-bang” era uma referência à violência que ocorria dentro das comunidades, e ao som comum de tiros nas ruas e estradas. O termo denominou um grupo de quatro fotógrafos ativos dentro dos municípios da África do Sul durante o Apartheid.  Período entre 1990 e 1994. Eles eram Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, e João Silva.
Os quatro fotógrafos cobriram o período de maior violência na África do Sul. Enquanto a imprensa era censurada na cobertura da guerra, eles estavam no centro do terror. Entregues ao perigo, à espreita de qualquer grande evento que denunciasse a violência e o ódio racial.
Todo o envolvimento com o acontecimento rendeu aos fotógrafos muita popularidade e prêmios. Greg Marinovich ganhou o prêmio Pulitzer em 1990 por uma série de fotos que mostram um homem identificado como partidário do Inkatha sendo queimado vivo pelos integrantes do CNA, em Soweto. Kevin Carter também ganhou o Pulitzer em 1993. Durante uma viagem à Somália, Carter fez a imagem de uma criança desnutrida caída no chão sem forças para levantar e um urubu a espreita esperando a sua morte. A foto, ganhadora do prêmio Pulitzer, rodou o mundo e muitos questionavam o que o fotógrafo tinha feito para ajudar a criança. Carter cometeu suicídio em 1994. As coisas também não acabaram bem para Ken Oosterbreok, que morreu baleado, no mesmo ano, durante um tiroteio em Thokaza. Na ocasião, Greg também foi ferido, e durante as eleições de Nelson Mandela, evento tão sonhado pelo Clube do Bangue-Bangue, não pôde fotografar, pois estava hospitalizado. ¹
.
.
A saga dos fotógrafos rendeu o filme “Bang-Bang Club“, drama baseado nas investidas dos fotógrafos para capturar os últimos dias do apartheid na África do Sul. Filme de Steven Silver, estrelado por Malin Akerman (Watchmen) e Ryan Phillippe (A Conquista da Honra ). Se o filme for fiel ao cotidiano dos fotógrafos, deverá ter um alto teor de violência. As fotos dizem isso.
.
.




.
Ken Oosterbroek
.
Kevin Carter
.
João Silva  e Greg Marinovich
Referências: Fotos: Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, e João Silva -  Kevin Carter Film (kevincarterfilm.com) – ¹ Danielle Pinto ( Fotógrafa/ Jornalista) – Fotojornalismo de Guerra. The Internet Movie Database, IMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário