sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Taxidermia

termo geral que descreve os diversos métodos de reprodução e representação tridimensional de um animal para exibição permanente é Taxidermia. A pele (incluindo as peles, penas ou escamas) do espécime é preservado e montado sobre uma armação artificial. Em outros casos, o modelo é reproduzido totalmente com materiais criados pelo homem. Seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 A.C.
A palavra “taxidermia” é derivada de duas palavras gregas antigas; táxis, significando movimento, e derma, que significa pele. Por isso, vagamente traduzido, taxidermia, a deslocação de pele. Incorpora muitos ofícios, tais como carpintaria, curtimento, moldagem e vazamento. Envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. Requer talento artístico, incluindo a arte da escultura, pintura e desenho .
Obras de taxidermia são exibidos em muitos lugares, mas especialmente em museus, onde complementam uma cena, e passam a fazer parte de um Diorama. Já postei uma das variações do Diorama e vale a visita.
.
.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário