segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tutorial fan art pintura digital - Marcus Heemann

ESTE É UM TUTORIAL DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO, MAS MESMO QUE VOCÊ TENHA POUCO CONHECIMENTO EM PHOTOSHOP, DANDO A DEVIDA ATENÇÃO, PODERÁ SEGUI-LO SEM MAIORES PROBLEMAS. A VERSÃO DO PHOTOSHOP UTILIZADA FOI A CS3, MAS CREIO NÃO HAVER MUITA DIFERENÇA PARA AS DEMAIS.
PRIMEIRO É BOM DEIXAR CLARO QUE NÃO É FÁCIL COM O MOUSE, CONSEGUIR O MESMO EFEITO QUE SE CONSEGUE COM UMA TABLET. ENTÃO NÃO DESANIME CASO O RESULTADO QUE VOCÊ PRETENDE NÃO SEJA ALCANÇADO, TAL COMO NAS ILUSTRAÇÃOS QUE VEMOS NA INTERNET OU NAS REVISTAS, EMBORA COM MUITO TREINO SEJA POSSÍVEL CONSEGUIR ÓTIMAS PINTURAS, MESMO UTILIZANDO UM MOUSE. COLORIR NÃO É FÁCIL, REQUER MUITO ESTUDO E PRÁTICA.
PARA COMEÇAR, ABRA O DESENHO: FILE > OPEN
GERALMENTE QUANDO É ESCANEADO, ELE VEM COM ALGUMAS IMPERFEIÇÕES. SE ACHAR NECESSÁRIO PODE DAR UMA LIMPADA POR FORA COM A FERRAMENTA“BRUSH TOOL(B)” NA COR BRANCA QUE ENCONTRA-SE NA BARRA DE FERRAMENTAS. POR DENTRO A MESMA COISA, PODENDO UTILIZAR TAMBÉM A FERRAMENTA “SMUDGE TOOL(R)” OU “BLUR TOOL(R)” COM POUCA INTENSIDADE, ESPECIALMENTE NAS SOMBRAS, PARA DAR UM LEVE DESFOQUE. CUIDADO PARA NÃO BORRAR O DESENHO, E EVITE PASSAR SOBRE AS LINHAS OU CONTORNOS E PELAS PARTES MAIS DETALHADAS. ESSE É UM EFEITO QUE PODE SER APLICADO A MEDIDA EM QUE SE PINTA, SEMPRE QUE VOCÊ ACHAR NECESSÁRIO, ASSIM COMO A MAIORIA DOS PROCESSOS QUE SERÃO EXPLICADOS NESTE TUTORIAL.
FEITO ISSO, COMEÇAREMOS A COLORIR. PARA CADA COR DO NOSSO DESENHO CRIAREMOS UMA NOVA CAMADA: LAYER > NEW > LAYER. DEVEMOS AJUSTAR ESSA CAMADA PARA FUNCIONAR COMO MULTIPLY. CASO A JANELA DE GERENCIAMENTO DE CAMADAS NÃO ESTEJA ABERTA VÁ EM WINDOW > LAYERS. COM A NOVA CAMADA SELECIONADA CLIQUE NA SETA ONDE ESTÁ ESCRITO “NORMAL” E ALTERE PARA “MULTIPLY”. SELECIONE A COR DESEJADA CLICANDO NO QUADRADO DE COR NA BASE DA BARRA DE FERRAMENTAS OU ATRAVÉS DE SUA RESPECTIVA JANELA EM: WINDOW > COLOR. REPITA O PROCESSO PARA A COR DE CADA PARTE DO SEU DESENHO.
AGORA VAMOS CRIAR AS SOMBRAS. SELECIONE A CAMADA COM A COR QUE DESEJA COMEÇAR. ATIVE A CAIXA “LOCK” NA JANELA DE CAMADAS PARA QUE AS FERRAMENTAS APLICADAS A PARTIR DE AGORA SE RESTRINJAM APENAS A ÁREA PREENCHIDA. APLIQUE UM DEGRADÊ “GRADIENT TOOL(G)” DE BAIXO PARA CIMA COM UM TOM DE COR MAIS FORTE QUE O ORIGINAL COM OPACIDADE EM 50%. O AJUSTE DE OPACIDADE SURGE NA PARTE SUPERIOR DA INTERFACE NO MOMENTO EM QUE A FERRAMENTA É SELECIONADA. PEGUE AGORA A “BRUSH TOOL(B)”, ALTERE SUA OPACIDADE E A OPÇÃO “FLOW” QUE ESTÁ AO SEU LADO PARA ALGO EM TORNO DE 20%. NOTE QUE AGORA VOCÊ TERÁ MAIOR CONTROLE SOBRE O TOM QUE DESEJA APLICAR AO CRIAR AS SOMBRAS NO DESENHO. MUDE À VONTADE O TAMANHO E A SUAVIDADE DO PINCEL CLICANDO COM O BOTÂO DIREITO DO MOUSE SOBRE QUALQUER ÀREA DO DOCUMENTO ABERTO. AS SOMBRAS PODEM TAMBÉM SER FEITAS COM A FERRAMENTA “BURN TOOL(O)”, MAIS FUNCIONAL PARA INICIANTES E DE MELHOR MANUSEIO EM CASO DA UTILIZAÇÃO DE MOUSE. NA BARRA DE OPÇÕES DA FERRAMENTA EM “RANGE” VOCÊ PODE ALTERAR SUA INTENSIDADE CONFORME O RESULTADO QUE DESEJA OBTER.
O PROCESSO PARA A CRIAÇÃO DE LUZES É SEMELHANTE, COM EXCESSÃO DO DEGRADÊ. COM O PINCEL “BRUSH TOOL(B)”, BASTA ESCOLHER UMA COR EM TOM MAIS CLARO QUE O ORIGINAL E IR PINTANDO CADA CAMADA DE COR. ASSIM COMO A FERRAMENTA BURN TOOL PARA AS SOMBRAS, PARA A ILUMINAÇÃO PODE-SE UTILIZAR A “DODGE TOOL(O)” QUE ENCONTRA-SE NO MESMO MENU. BURN E DODGE TOOL SÃO INDICADOS PARA UM ESCURECIMENTO E ILUMINAÇÃO MAIS INTENSOS OU OPACOS APÓS A UTILIZAÇÃO DO PINCEL, MAS NADA IMPEDE QUE A PINTURA SEJA REALIZADA APENAS COM ELES.
PARA DAR MAIS INTENSIDADE AS CORES DA SUA ILUSTRAÇÃO EXPERIMENTE DUPLICAR AS CAMADAS DE COR, MANTENDO EM MODO MULTIPLY E ALTERANDO A OPACIDADE PARA 50%. PODE TAMBÉM OPTAR POR OUTROS MODOS DE CAMADA COMO OVERLAY OU SOFT LIGHT POR EXEMPLO, PARA CONSEGUIR EFEITOS DIFERENTES.
PARA SEPARAR O NOSSO PERSONAGEM DO FUNDO VAMOS SALVAR SUA SELEÇÃO COMO CANAL. NA JANELA LAYERS SELECIONE TODAS AS CAMADAS DE COR QUE COMPÕE O SEU DESENHO. CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO SOBRE UMA DAS CAMADAS SELECIONADAS E VÁ EM “DUPLICATE LAYER”. CTRL + E PARA MESCLA-LAS. NÃO SE PREOCUPE COM QUALQUER ALTERAÇÃO QUE VENHA A OCORRER COM A APARÊNCIA DO SEU DESENHO NESTE MOMENTO, ESSA CAMADA DEPOIS SERÁ DELETADA, POIS SERÁ UTILIZADA APENAS PARA CRIARMOS A SELEÇÃO. AGORA CLIQUE COM O OBTÃO DIREITO SOBRE O THUMBNAIL DA CAMADA E VÁ EM“SELECT PIXELS”. ABRA A JANELA “CHANNELS”. CASO NÃO ESTEJA EM FORMA DE ABA AO LADO DE “LAYERS” VÁ EM WINDOW > CHANNELS. NO RODAPÉ DA JANELA CHANNELS, CLIQUE NO SEGUNDO ÍCONE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, “SAVE SELECTION AS CHANNEL”. AGORA TEMOS UMA SELEÇÃO SÓ PARA O NOSSO DESENHO E OUTRA PARA O FUNDO (BASTANDO INVERTÊ-LA). SEMPRE QUE QUISERMOS RECUPERAR NOSSA SELEÇÃO, BASTARÁ IR A JANELA CHANNELS, SEGURANDO A TECLA CTRL E CLICANDO NA CAMADA DE SELEÇÃO QUE ACABAMOS DE CRIAR. VOLTE A JANELA LAYERS E EXCLUA A CAMADA QUE CRIAMOS PARA SALVAR A SELEÇÃO.
CASO NÃO ESTEJA SELECIONADO, VOLTE A JANELA CHANNELS E SEGURANDO CTRL CLIQUE NA CAMADA DE SELEÇÃO QUE ACABAMOS DE CRIAR. TECLE CTRL + SHIFT + I OU VÁ EM SELECT > INVERSE PARA INVERTER A SELEÇÃO. CRIE UMA NOVA CAMADA PARA O FUNDO E PINTE-O DA MANEIRA QUE DESEJAR.
SELECIONE A CAMADA DO TOPO. APERTE AS TECLAS CTRL + SHIFT + ALT + E. DESTE MODO UMA NOVA CAMADA SERÁ CRIADA, MESCLANDO TODO O NOSSO DESENHO, SEM QUE SE PERCA NENHUMA CAMADA QUE TENHA SIDO CRIADA ATÉ AGORA.
AGORA VAMOS DAR UM POUCO MAIS DE VIDA ÀS CORES DO NOSSO DESENHO. VÁ EM IMAGE > ADJUSTMENS > REPLACE COLOR. COM O CONTA GOTAS CLIQUE SOBRE A COR QUE DESEJA MODIFICAR, GERALMENTE A MAIS CLARA OU A MAIS ESCURA DE UM DETERMINADO TOM DE COR. EM “FUZZINESS” VOCÊ DEFINE O ALCANCE DA MODIFICAÇÃO DA COR, QUANTO MAIOR, MENOS SEGMENTADA A ALTERAÇÃO SERÁ. EM “HUE” VOCÊ DEFINE A COR, “SATURATION” A SATURAÇÃO E EM “LIGHTNESS” A LUMINOSIDADE. REALIZE ESTE PROCESSO PARA CADA TOM DE COR.
UMA ALTERNATIVA MAIS RÁPIDA PARA O PROCESSO ACIMA É A COLOR BALANCE. IMAGE > ADJUSTMENTS > COLOR BALANCE (CTRL + B). DESTA FORMA VOCÊ PODE ALTERAR O ESQUEMA DE CORES DO DESENHO DE UMA SÓ VEZ, MANTENDO SEMPRE A SELEÇÃO DA PARTE QUE DESEJA MODIFICAR. ALTERNE ENTRE OS NÍVEIS SHADOWS, MIDTONES E HIGHLIGHTS MODIFICANDO OS VALORES DE ACORDO COM A SUA PREFERÊNCIA. MANTENHA A CAIXA “PRESERVE LUMINOSITY” MARCADA PARA QUE SEU DESENHO NÃO FIQUE “LAVADO”.
SE ACHAR NECESSÁRIO, VOCÊ PODE APLICAR UM EFEITO DE ILUMINAÇÃO. VÁ EM FILTER > RENDER > LIGHTING EFFECTS. DEFINA O ÂNGULO DA ILUMINAÇÃO E CONFIGURE OS NÍVES DE OPÇÃO DE LUZ CONFORME ACHAR NECESSÁRIO. CASO QUEIRA UM ÂNGULO CIRCULAR SELECIONE “OMNI” EM “LIGHT TYPE”. É MUITO FÁCIL EXCEDERMOS OS NÍVEIS DE LUZ NO COMEÇO. QUANDO OCORRER ALGUM EXCESSO, DESFAÇA O EFEITO COM AS TECLAS CTRL + ALT + Z. A APLICAÇÃO DESTE EFEITO FICA A SEU CRITÉRIO, NO MEU DESENHO OPTEI POR NÃO FAZER.
PARA DAR MAIS CONTRASTE E VIDA AO SEU DESENHO, VÁ EM IMAGE > ADJUSTMENT > CURVES OU TECLE CTRL + M. UMA LINHA NA DIAGONAL SERÁ EXIBIDA. DÊ UM CLIQUE DA METADE PARA CIMA E OUTRO DA METADE PARA BAIXO DE MODO A OBTER DOIS PONTOS DE REFERÊNCIA. NO CAMPO “OUTPUT” AJUSTE OS VALORES PARA ALGO EM TORNO DE 185 PARA O PONTO MAIS ALTO E 86 PARA O MAIS BAIXO.
AGORA VAMOS APLICAR UMA TEXTURA AO NOSSO DESENHO. ABRA A IMAGEM DESEJADA, FILE > OPEN E ARRASTE-A PARA O DOCUMENTO DO NOSSO DESENHO. CERTIFIQUE-SE PARA QUE A CAMADA DA TEXTURA FIQUE NO TOPO DA PALETA DE CAMADAS. ALTERE O MODO DA CAMADA PARA O ESTILO DE SUA PREFERÊNCIA. NÃO EXISTE UMA REGRA GERAL, POIS VAI DEPENDER DO EFEITO QUE VOCÊ QUISER OBTER E DO TIPO DE TEXTURA QUE ESTÁ USANDO. NO MEU EXEMPLO, AJUSTEI O MODO DE CAMADA PARA OVERLAY COM OPACIDADE EM 45%.
POR FIM, CASO SEU DESENHO PAREÇA UM POUCO DESFOCADO, VAMOS UTILIZAR UMA TÉCNICA PARA AUMENTAR SUA NITIDEZ. SELECIONE A CAMADA DO TOPO NA JANELA DE CAMADAS. USE AS TECLAS CTRL + SHIFT + ALT + E PARA FAZER UMA NOVA MESCLAGEM. NOTE QUE UMA NOVA CAMADA APARECERÁ NO TOPO. DUPLIQUE-A. BOTÃO DIREITO SOBRE ELA “DUPLICATE LAYER”. ALTERE SEU MODO PARA “OVERLAY”. AGORA VÁ EM FILTER > OTHER > HIGH PASS E AJUSTE SEU VALOR PARA 2 OU O QUANTO ACHAR NECESSÁRIO. PRONTO, SEU DESENHO DEVERÁ AGORA ESTAR BEM MAIS NÍTIDO.
ESPERO QUE ESTE TUTORIAL TENHA SIDO ÚTIL E VOCÊS GOSTADO E APRENDIDO COISAS NOVAS COM ELE, A INTENÇÃO É DAR SUBSÍDIO E AJUDAR TANTO QUEM JÁ TEM UMA BOA NOÇÃO COMO QUEM AINDA ESTÁ COMEÇANDO. O MÉTODO EXPLICADO É O MEU. MAS VOCÊ PODE DESENVOLVER O SEU TAMBÉM. NÃO ESQUEÇA QUE NO PHOTOSHOP EXISTEM DIVERSAS FORMAS PARA SE CHEGAR A UM MESMO RESULTADO. EU MESMO ESTOU SEMPRE APRENDENDO TÉCNICAS NOVAS E REAVALIANDO MEU PROCESSO DE COLORIZAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário