domingo, 16 de janeiro de 2011

As obras de Arte de Vik Muniz




Vik Muniz, transforma materiais nada convencionais, como geléia, caviar, calda de chocolate, açúcar, manteiga de amendoim, e até lixo viram verdadeiras obras primas, de extremo bom gosto e originalidade.


Freud, calda de chocolate.
Monaliza, geléia e creme de amendoim.
Meduza, molho de macarrão.


Começou a se destacar mundialmente com a série Sugar Children (Crianças do Açúcar -1996), a partir de uma viagem feita ao Caribe, na ilha de Saint Kitts , fotografou filhos de operários de uma plantação de açúcar, retornou para Nova York e reproduziu suas imagens em papel preto e usou vários tipos de açúcar para desenhá-las e em seguida fotografá-las.  


Série Crianças de açúcar.

Nota-se sua sensibilidade ao dizer “A radiosa infância daquelas crianças vai certamente ser transformada, pelo açúcar, em açúcar”, Muniz. Hoje suas obras estão expostas em museus como o Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art.

Em 2009 o documentário Lixo Extraordinário, relatou o trabalho do artista com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, e a transformação do material descartado em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca.


Lixo
Diamantes


Boa parte das vendas de usas obras no Brasil são revertidas para caridade, em geral as que trabalham com arte para crianças e adolescentes carentes.


Inovador, ele busca mais do que novas formas de representar a arte, pois tudo tem sentido, finalidade, obras que prendem o observador e fascinam.


 "Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas". Vik Muniz.


Auto retrato.


Sua obra pode ser vista na abertura da novela Passione, com certeza uma das melhores aberturas de todos os tempos.



Abertura Passione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário