sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BOLO SALGADO OU TORTA SALGADA

BOLO SALGADO

E vêm os feriados e aqueles momentos em que a gente quer mesmo é curtir a família, tirar uma soneca ou ver aquele filme tão ansiosamente esperado. Para isto tem que deixar, de véspera tudo pronto e nada melhor que o bolo salgado.Você o monta, na véspera, no outro dia desenforma e usa a sua criatividade na decoração dele e é sucesso puro!

BOLO SALGADO 




INGREDIENTES

4 pães de forma;
1 vidro de maionese grande;
1 lata de creme de leite;
2 peitos de frango, salsicha ou presunto;
600 gramas de tomate;
3 pimentões;
Leite com um pouquinho de sal.

RECHEIO:

Bata no liquidificador os tomates picados, pimentões, cebola verde e branca, pimenta do reino e malagueta, alho com sal e azeitona picada e o frango. Depois acrescente o creme de leite.
Eu prefiro desfiar o frango para que fique visível.

MONTAGEM:

O pão deve ser umedecido com leite temperado com sal.
Colocar uma camada de pão e sobre ele o recheio e assim sucessivamente. Montar dentro de um  recipiente de plástico untado com maionese.
Passa-se a maionese no recipiente e coloca-se uma camada de pão e sobre ele o recheio terminando com o pão.
Coloque pra gelar. Depois desenforme, passe maionese em toda superfície e salpique queijo ralado, batata palha, etc...
Sobre ele decorar com flor de tomate, folhas feitas de pimentão cortado e usar cebolinha verde como haste. Fica muito bonito.

OBS:
  • Você pode, ao invés de passar a maionese no recipiente do bolo, forrar com plástico e montar sobre ele. No outro dia vire e é só tirar o plástico e estará tudo certinho, perfeito.
  • Sobre o bolo passar a maionese, salpicar queijo parmesão, enfeitar com flores e folhas feitas com tomate, pimentão, fios de ovos, etc... Asas à imaginação!
  • Muito cuidado, pois a maionese estraga rápido, leve tudo à geladeira, tenha muito cuidado com a higiene dos instrumentos de trabalho, mesa, etc.
  • O bolo deve ficar em recipiente tampado sempre para evitar qualquer acidente de percurso.
  • O pão, hoje, tem 6 fatias e pesa cerca de 400 gramas. Ao ser recheado e enfeitado passa a ter 1.700kg. Se você tiver muitos convidados é só multiplicar e terá a idéia correta para o lanche. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário