terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Café contra ressaca

A ressaca: entre dores de cabeça e náuseas. O mal inevitável para quem não dispensa o álcool em clima de festa
A receita aprendida e passada de geração em geração tem um fundo de verdade. Cientistas comprovaram o que muita gente sabia: café forte realmente ajuda a aliviar aquela sensação horrível depois de beber todas na noite anterior. O estudo, feito com ratos, é da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Nas simulações, os ratos receberam doses de etanol. Aqueles que ingeriram cafeína não sentiram mais dores de cabeça três horas depois do início do teste. Um dos focos dos cientistas, na pesquisa, foi identificar qual é a substância que provoca a ressaca. O que se sabe é que o etanol, no fígado, é convertido em uma substância chamada “acetaldeído”. O etanol também se transforma em acetato em outros tecidos do corpo, inclusive no cérebro.
Café ajuda a inibir ação do álcool no corpo
Parte dos ratos que recebeu as doses de etanol também ingeriu um inibidor, que impedia o corpo de processar a substância. A reação dos animais foi testada através de estímulos que indicavam as dores de cabeça. Os ratos que não receberam o inibidor tiveram dor de cabeça mais intensa. Mesmo assim, o tratamento com anti-inflamatórios e cafeína ajudou a curar os sintomas da ressaca em todo o grupo pesquisado.
O estudo recomenda a ingestão de café quatro horas depois de beber, que é justamente o momento em que o nível de acetato no corpo começa a subir. Vale lembrar que, uma hora depois de tomar café, tempo suficiente para o corpo processar a cafeína, a dor de cabeça pode voltar a atormentar a pessoa. Portanto, somente o café não é capaz de fazer milagres para acabar com todo aquele mal estar proveniente da bebedeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário