quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como preparar um bom Churrasco.

Como planejar um bom churrasco? Como acender a churrasqueira? Como escolher as carnes? Quais os acompanhamentos para um churrasco? Qual é a quantidade necessária de carne, de carvão, dos acompanhamentos e da bebida? Como servir o churrasco?  Quais as sobremesas do churrasco?
Planejar é o primeiro passo para um bom
churrasco.
Devem-se escolher as peças de carne, a quantidade e os acompanhamentos. Tudo de acordo com o número de pessoas e também é lógico com a preferência.

O carvão deve ser de boa qualidade e o acendimento da churrasqueira deve ser preparado com muito carinho.
É preciso pensar nos instrumentos necessários para o churrasqueiro e até mesmo no próprio churrasqueiro.
O churrasqueiro não precisa ser nenhum gaúcho, mas é ele quem toma conta do perímetro da churrasqueira e do braseiro. Pelo menos um da turma deve gostar e saber fazer o serviço para que o churrasco saia a contento; basicamente seus instrumentos são: uma faca grande e bem afiada, uma tábua de carne, um garfo de churrasco, espetos, grelha e muita disposição.

Para acender a churrasqueira, há várias opções. O velho pão embebido em álcool é o mais comum para dar início ao fogo, mas existem outros produtos, desde acendedores elétricos até os bastões de parafina e cera.
O ato de acender uma churrasqueira requer alguma prática e só um pouco de carvão. Em média, são necessários de 20 a 30 minutos para que se acenda e se chegue a uma temperatura ideal para assar a carne. Depois é só manter. O braseiro não deve ter chamas na superfície e a temperatura deve ser bastante elevada. Os pedaços maiores de carvão duram mais. É bom manter carvões ao lado do braseiro para ir alimentando de vez em quando. Para se ter uma idéia de quantidade, calcular aproximadamente 5 Kg de carvão para um churrasco com 10 pessoas, mas sempre tenha alguns sacos de reserva.


 Escolher as carnes deve ser um processo cuidadoso. As peças menores (até 1,2 Kg) são mais fáceis de manusear, evitar as que tenham pouco sangue e gordura amarelada.
A quantidade de carne deve ser calculada de acordo com o número de pessoas. Como regra, 500 g de carne para cada homem e 300 g para cada mulher são suficientes para satisfazer todo mundo.
A quantidade total já leva em conta todos os tipos de carne (lingüiça, coração, frango, picanha, maminha, etc.)
Tirar a carne da embalagem, lavar rapidamente e salgar imediatamente. Para evitar choque térmico, antes de colocá-la na brasa, sua temperatura deve estar parecida com a temperatura ambiente.


 O churrasco nunca sai imediatamente, então é imprescindível a presença dos acompanhamentos à mesa. Eles serão os responsáveis pelo entretenimento da fome do pessoal enquanto aguarda o churrasco ficar pronto.
Algumas dicas de acompanhamentos são: ovos de codorna, farofa, maioneses, vinagrete, salada de folhas, arroz carreteiro ou outra variação qualquer.
Agora, tudo pronto, é só se deliciar com os acompanhamentos e carnes que irão desfilar.
No início deve-se servir linguiça fatiada e coração de galinha. Em seguida as peças mais nobres (picanha, maminha, alcatra)


 Para beber nada melhor que a nossa cervejinha bem gelada.
A quantidade de cerveja necessária para um churrasco depende do clima e da duração do evento, mas como base pode-se considerar que num calor forte seis ou sete latas por pessoa deve dar conta do recado. Não esquecer do refrigerante e da água mineral para os que não consomem bebida alcoólica.
Como sobremesa, as sugestões são as seguintes: frutas em geral (melão, melancia, abacaxi), sorvete de frutas, bananas assadas com canela na chapa do churrasco.
Assar um abacaxi no espeto fica uma delícia.
 

Como conseguir uma cerveja geladíssima em menos de Três minutos



Como gelar cerveja rápido? 
Cerveja quente não é gostosa. O bom é quando a cerveja está bem geladinha, "tiritando" de tão gelada.
Mas, nem sempre temos condições de gelá-la adequadamente. Na maioria das vezes porque acabamos de comprá-la no supermercado e

imediatamente já "temos" que consumi-la. Outras vezes porque falta espaço na geladeira para deixarmos de um dia para o outro e não adianta nada deixarmos só um pouco na geladeira, não vai gelar mesmo.

Normalmente então, o que fazemos? Colocamos num balde com gelo, esperamos dar uma "geladinha" e acabamos por tomá-la quente mesmo, pois essa "geladinha" demora mais que uma hora.
Entretanto, Achei uma solução simples, barata, eficiente e instantânea para gelar cervejas.
Vou passar a "receita" para todos usufruírem também.

Ingredientes
Via de regra, tudo o que precisamos já temos, ou seja, um balde (ou qualquer recipiente semelhante), gelo, sal, álcool líquido e lógico a cerveja. 

Modo de Fazer
É muito simples:
Primeiro faça camadas de gelo e cerveja dentro do balde. Em seguida espalhe um punhado de sal sobre a cerveja (se tiver muita cerveja, dois punhados).
Por fim, jogue álcool por cima de tudo isso. A quantidade de álcool depende da quantidade de cerveja e de gelo (para uma dúzia de latinhas, menos de meio litro).
Misture um pouco. Se der para tampar e o recipiente for térmico melhor ainda.
Em menos de três minutos as cervejas estarão geladíssimas. Você vai se surpreender.
Muito cuidado ao fazer isso. Faça longe da churrasqueira. Os fumantes devem ficar longe também. Para quem não sabe, álcool pega fogo.

Quais as razões da cerveja gelar mais rápido?
 É lógico que vou ter que dar a explicação físico-química para tudo isso, não é? Pois bem, lá vai:
O processo de fusão do gelo (derretimento) é endotérmico (absorve calor do meio). O gelo para derreter tira calor das latinhas (gela as latinhas).
A água na fase líquida é melhor condutora de calor (a latinha vai gelar mais rápido).
O ponto de fusão do gelo é 0ºC (nessa temperatura o gelo vai ficando líquido)
Quando colocamos sal (fazemos uma salmoura), o ponto de fusão dessa mistura fica menor do que 0ºC (vira -2ºC, -4ºC. Pode chegar até a -19ºC).
Dessa maneira, teremos um líquido (melhor condutor de calor) a uma temperatura negativa (bem mais gelada).

O sal funciona como um elemento que faz o gelo derreter muito mais rápido, com uma velocidade de retirar energia do sistema (no caso da cerveja) também muito aumentada.
O álcool tem a mesma função do sal (uma solução de álcool e água tem um ponto de congelamento muito abaixo de zero). O álcool evapora mais rápido, e serve como reforço na "retirada" da energia térmica da cerveja, aumentando ainda mais a velocidade, ou melhor, diminuindo ainda mais o tempo para que nossa cerveja fique geladíssima.
Beba com moderação e se for dirigir não beba. 

FONTE: TEAR DE RETALHOS

Um comentário:

  1. І think thіs іs amοng the most vital іnfoгmаtіon
    fог mе. And i am glad reading yοur агtiсle.
    But want to геmaгκ оn few gеneral things, The site stуle is ωonԁeгful, the аrtіcleѕ iѕ геally great :
    D. Goоd jοb, chеeгs

    Revieω mу wеb site; clickforu.com

    ResponderExcluir