quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Alimentos Venenosos

Alimentos que se “mal preparados” podem levar a morte

Comidas feitas através de alimentos que contém toxinas são uma atração especial na culinária de muitos povos. Alimentos estes que, muitas vezes se mal preparados, tornam uma gostosa refeição em um prato mortífero.
maitre.jpg
O artigo original pergunta se alguém correria o risco de comer um desses pratos venenosos em potencial. Mas nós brasileiros temos uma iguaria muito apreciada tanto natural como em seus subprodutos, que tem uma toxina mortífera.
Mandioca, Aipim ou Macaxeira
mandioca2.jpg
Pão de queijo, polvilho, farinha de mandioca, tapioca, maniçoba. São inúmeros os pratos gostosos que vem deste tubérculo que contém veneno. As variedades de mandioca podem ser divididas em 2 grupos: mansas ou bravas. Essa divisão se baseia na quantidade e qualidade de ácido cianídrico contido na mandioca. Este ácido é um veneno muito perigoso a partir de certa dosagem.
mandioca.jpg
A intoxicação caracteriza-se por manifestações de vômito, dores abdominais, diarréia, sonolência. Também ocorrem distúrbios neurológicos como torpor e coma, além de convulsões e contrações musculares. Só para se ter uma idéia de quanto aquela mandioquinha frita que acompanha a cervejinha pode ser fatal, é só se ater o fato de que durante a Segunda Guerra Mundial, o ácido presente na mandioca foi utilizado pelos nazistas para o extermínio de judeus nas câmaras de gás.
Fugu ou Baiacu
fugu.jpg
Uma iguaria muito comum e apreciada no Japão, que é letal se mal preparada. O seu preparo consiste em retirar os órgão que contém a toxina, o que exige anos de experiência para quem prepara o prato. Há até escolas de culinária especializadas em Baiacu no Japão. O envenenamento se dá pela neurotoxina Tetrodoxina que é encontrada em seus ovários. Os primeiro sintoma de envenenamento é uma dormência/paralisação dos lábios e da língua, que aparece entre 20 minutos a 3 horas depois da ingestão do baiacu.
fugu2.jpg
Come-se crú
O sintoma seguinte é o aumento da paralisia facial e das extremidades, que pode ser acompanhada de sensação de leveza ou flutuação. Dor de cabeça, rubor facial, dor epigástrica, náusea, diarréia e vômito, depois disso começa a dificuldade para andar, daí a fala é afetada e a pessoa envenenada apresenta cianose e hipotensão, com convulsões, contração muscular, pupilas dilatadas e insuficiência respiratória. O paciente, embora totalmente paralisado, permanece consciente e lúcido até o período próximo da morte. O óbito ocorre dentro de 4 a 6 horas, podendo variar de cerca de 20 minutos a 8 horas. Estima-se que são vítimas do veneno em todo o Japão, cerca de 200 pessoas sendo que 50% são levadas ao óbito. Realmente uma morte horrenda, a pior de todas aqui.
“San Nak Ji” ou Polvo Vivo
polvo.jpg
Já pensou você comendo um polvo vivo, com os tentáculos saindo da sua boca e passeando pelo seu rosto? Há uma cena no filme coreano Old Boy, que o personagem principal sai da prisão e a primeira coisa que ele faz é ir ao um restaurante comer um polvo vivo, e são nojentas a imagem dele fazendo tal refeição.
polvo-vivo.jpg
Segundo consta, o prazer do prato esta exatamente nisto, em apreciar o polvo se mexendo em sua boca, e o desafio é engolir o polvo sem engasgar, pois ele vai estar se mexendo. E é ai que mora o perigo. Calcula-se que hajam em média 6 mortes anuais na Coréia do Sul por se comer polvo vivo.
É. Deve ser ruim morrer assim de uma maneira tão estúpida, mas para mim ainda não chega perto do Baiacu.
Sapo Boi Gigante
bullfrog.jpg
Essa iguaria vêm diretamente do continente africano, na Namíbia o Sapo Boi Gigante é considerado um prato fino. Diferente da maioria dos lugares, onde se come apenas as pernas dos sapos, na Namíbia, come se ele todo. O veneno se concentra em seus órgãos internos e na pele. Um Sapo Boi mal preparado pode conter toxinas que levam seus rins a pararem de funcionar em poucas horas, levando o sujeito à morte. Ainda não me esqueci do Baiacu.
Ackee
ackee.jpg
O Ackee é uma fruta originária da áfrica, mas que é comumente utilizada na culinária jamaicana, que tem como prato principal o prato de Ackee com peixe seco. A aparência dessa fruta é a de uma pêra gigante. Ela deve ser apanhada e consumida quando ela se abrir naturalmente no pé. E deve ser comida imediatamente, pois esta frutinha é venenosa quando passada. Apenas a polpa em volta das sementes pode ser comida, pois o restante da fruta contem uma toxina chamada hypoglicina, que pode ser fatal se consumida. Mas o Baiacu….
Água Viva Gigante
diver_and_jellyfish.jpg
Á água viva gigante do pacífico além de ser absurdamente grande, é também muito venenosa, e vive nas águas próximas ao Japão (tinha de ser lá).
agua-viva.jpg
As águas vivas se alimentam de atum, e como certa época do ano elas se proliferam de forma assustadora, elas acabam por diminuir os estoques de atum.
agua-viva22.jpg
A solução tomada pelos japoneses? Capturar as águas vivas e comerem.
Simples não? Assim como o Baiacu, ela contem neurotoxinas em certas partes do corpo, que devem ser retirados antes de se cozinhar bem para preparar o prato.
agua-viva2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário