quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Voçê sabe quem foi Frank Drebin?

Leslie Nielsen (1926-2010)

Leslie Nielsen não era uma grande ator, na verdade era extremamente canastrão até nas comédias que o consagraram, tanto que quando trabalhou com diretores ruins, nem sempre conseguia ser engraçado, principalmente se tentasse fazer humor com expressões faciais, mas comandado pelos geniais Jim Abrahams e os irmãos David e Jerry Zucker, Nielsen era insuperável, por exemplo, a seriedade com o qual o tenente Frank Drebin, seu personagem mais famoso, agia diante das situações mais absurdas era impagável, e esse era o seu trunfo, ele não precisava atuar, apenas recitar os diálogos escritos era suficiente para fazer qualquer um rir.
É praticamente impossível ter alguém na faixa dos 20-30 anos que não tenha assistido e morrido de rir com seus filmes, mas a nova geração provavelmente conhece muito pouco, para quem não conhece ou para quem quer relembrar o maior representante da melhor fase da comédia besteirol, vamos relembrar os longas essenciais do ator:
Antes das comédias, tem dois filmes importantes, o sci-fi Planeta Proibido (1956) e  O Destino do Poseidon (1972), o primeiro é principalmente para ver o ator  ainda jovem sem os cabelos brancos que o consagraram e o segundo por que além de ser um dos melhores representantes do cinema catástrofe foi o que o levou para a comédia, foi assistindo a esse filme que David Zucker achou que ele seria perfeito para a comédia, como ele viu isso em um personagem sério? Vai saber, o importante é que ele estava certo.

Antes do humor.

Já no gênero que o consagrou, é indispensável Apertem os cintos, o Piloto Sumiu! e os três filmes da cine série Corra que a Polícia Vem aí, o primeiro inaugurou o gênero de paródias, nele Nielsen se reinventa sem mudar um único traço em sua atuação, é o mesmo Nielsen de O Destino do Poseidon, no entanto, obviamente fazendo rir, a participação dele é pequena mas se destaca, já em Corra que a Polícia vem Aí ele reina absoluto, a série é o ápice da criatividade do pastelão, depois desses filmes, o gênero caiu na mesmice e na total falta de sutileza. Também recomendo a série de TV, Police Squad! de 1982 que deu origem a cine série, e que é pouco conhecida até mesmo por quem viu e reviu inúmeras vezes os filmes de Nielsen na Sessão da Tarde. Em menor escala, também recomendo sua parceira com Mel Brooks, Drácula, Morto mais Feliz, mas nenhum dos dois estavam mais em suas melhores fases, infelizmente.

Como o detetive Frank Drebin em Corra que a Polícia Vem Aí e na série Police Squad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário